IMD realizará workshop sobre inovação em tecnologias educacionais

Evento do dia 23 é voltado para professores e estudantes de licenciatura da rede pública
11-11-2019 / ASCOM
Evento Tecnologia Inovação

Com o propósito de apresentar novas ferramentas colaborativas e recursos educativos digitais, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizará, no dia 23 de novembro, o workshop “Inovação com Tecnologias Educacionais: Metodologias Ativas” (III WITE). O evento, voltado para professores e estudantes de licenciatura da rede pública, contará com quatro minicursos relacionados ao tema.

O interessado pode realizar inscrição por meio deste link até o dia 18 de novembro e deve conceder como entrada, no dia do evento, 1 kg de alimento não perecível, que será doado posteriormente para uma instituição de caridade ainda a definir.

Com vagas limitadas, o evento acontecerá das 14h às 18h e os participantes terão direito a certificado com carga horária de 4h. O III WITE é realizado através da disciplina “Práticas Educacionais Inovadoras com Tecnologias Digitais”, ministrada para alunos do Bacharelado de Tecnologia da Informação (BTI) e do Programas de Estudos Secundários (PES).

Dessa forma, o evento surge como um projeto final, unindo todas as turmas que pagaram essa disciplina durante o semestre. Durante o workshop, os minicursos serão ministrados pelos próprios discentes e abordarão os seguintes temas: “Produção de Recursos Educacionais”, “Storytelling (Aprender Fazendo História)”, “Ferramentas Colaborativas do Google para Ensino” e “Aprendizagem e Pensamento Computacional em uma Perspectiva Inclusiva”.

III WITE

O evento, que está em sua terceira edição, tem como proposta apresentar aos participantes novas práticas metodológicas por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Assim, participantes dos minicursos – professores e estudantes de licenciatura – serão postos no papel de aluno de escola, para que possam avaliar as novas ferramentas pela visão dos discentes.

Durante os minicursos, serão apresentados softwares específicos para salas de aula, além de outras ferramentas gratuitas que podem contribuir com a aprendizagem do aluno. O objetivo final é incentivar o uso de metodologias tecnológicas em classe – ferramentas que unam aprendizado e mediação de professores.