IMD sedia workshop sobre empreendedorismo acadêmico para professores

Palestra “Da Pesquisa e Inovação ao Mercado” reuniu docentes, servidores e estudantes
20-11-2019 / ASCOM
Evento Empreendedorismo

Com o propósito de debater empreendedorismo no contexto universitário, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – por meio de sua Diretoria de Projetos e em parceria com a Agência de Inovação da UFRN (Agir) - sediou o workshop “Da Pesquisa e Inovação ao Mercado”, na tarde da última quarta-feira (13).

Ministrado pelo diretor da Agir, professor Daniel de Lima, o evento reuniu professores, servidores e estudantes, que participaram esclarecendo dúvidas com o diretor da Agência. Dentre os assuntos abordados, destacaram-se temas como o caminho para inovação, formas de empreender com produções acadêmicas e propriedade intelectual.

Para dar início aos debates, o workshop foi introduzido com a fala do professor Jair Leite, diretor de projetos do IMD. Em sua apresentação, o docente expôs a importância de discutir o empreendedorismo no contexto atual.

“A diretoria busca ajudar os professores na realização de projetos, pesquisas de desenvolvimento científico e tecnológico. Achamos interessante promover mais mecanismos de inovação aqui no Instituto”, afirmou o professor.

Workshop

Em seguida, para dar início à discussão da principal proposta do workshop, Daniel de Lima fez uma pergunta aos participantes que é frequentemente escutada por ele: “Qual o caminho para a inovação? ”.

Para responder à questão, o diretor da Agir explicou que não há um caminho exato, mas sim um conjunto de passos que podem auxiliar no atingimento do objetivo final.

“Há opções de caminho que mostram como a inovação acontece. O primeiro ponto que precisamos conhecer é a criatividade, que precisa ser posta em prática através de pesquisas. Dessa forma, é possível, posteriormente, ter a invenção e, então, obter a inovação”, explicou o diretor.

Em seguida, Daniel de Lima esclareceu que a inovação tem características específicas, como a necessidade de se desenvolver algo que terá um valor para alguém da sociedade (seja monetário ou de melhoria de um processo ou produto).

Durante o workshop, o diretor também ressaltou que é preciso estar atento a certos cuidados a serem tomados durante o processo de inovação e apontou a Agência de Inovação da UFRN como forma de auxiliar nesse procedimento.

“A Agir trabalha principalmente neste caminho, entre a invenção e a inovação. A agência busca proteger a nossa inovação, que é gerada dentro do contexto universitário, e buscar caminhos também para construir novos projetos”, completou o diretor.