IMD sedia palestra sobre inovação e empreendedorismo na universidade

Palestra foi ministrada por Geber Ramalho, docente da UFPE, e pode ser assistida online
06-12-2019 / ASCOM
Evento Empreendedorismo UFRN Inovação

Debater a universidade sob a ótica do empreendedorismo e inovação. Esse foi o principal propósito da palestra “Inovação, Desenvolvimento Local e Papel da Universidade”, ministrada na manhã de hoje (06) no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

A apresentação, ministrada pelo professor Geber Ramalho – docente do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – contou com a participação de professores e alunos de diferentes cursos da universidade e está disponível online no canal do IMD no YouTube.

Os debates abrangeram temas como o conceito de inovação e ferramentas para empreendedorismo docente. Além disso, Geber Ramalho também falou sobre como novas soluções, ou mesmo o incremento de processos já existentes, podem impactar positivamente a sociedade.

“A inovação é importante porque cria valor social. Essa criação é universal, toda a humanidade usufrui daquele novo conhecimento, serviço ou produto”, declara o professor.

Palestra

Para dar início à sua palestra, Geber Ramalho falou sobre o que é inovação e qual a sua importância. Nesse momento, o docente aproveitou para apresentar, historicamente, como o ser humano buscou solucionar problemas por meio de novas soluções – desde a criação de veículos de tração animal a um sofisticado software de inteligência artificial.

Em seguida, a apresentação abordou o papel da universidade nesse contexto de desenvolvimento inovador, considerando temas como processos internos para criação de novos negócios, desafios – como baixo índice de empregabilidade e culturas limitantes – entre outros assuntos.

“No processo de inovação, errar faz parte. Então é preciso assumir certos riscos e entender que o erro também contribui para o surgimento de novas ideias”, comenta o Geber Ramalho.

A palestra prosseguiu com apresentação de uma série de passos e quesitos que devem ser avaliados por quem deseja empreender ou criar novos negócios. Nesse sentido, foram pontuados itens como trabalho em equipe, formação, identificação de oportunidades, parcerias, capacidade de execução, entre outros.

Geber Ramalho

Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Geber Ramalho tem título de doutorado em informática pela Universite Pierre et Maria Curie (Paris VI).

Coordenador de diversos projetos nacionais e internacionais de pesquisa – com destaque para a Rede Brasileira de Visualização da FINEP – Geber Ramalho também é membro do conselho do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, além de exercer a presidência do C.E.S.A.R., instituto de inovação de referência no país.

Geber Ramalho também foi fundador das comissões especiais da SBC em Jogos, Entretenimento Digital e Computação Musical.