IMD seleciona bolsistas de Computação e Engenharias

É ofertada uma vaga para projeto de IC. Inscrições seguem até o 1º de setembro
21-08-2020 / ASCOM
Processo Seletivo Bolsa

O Instituto Metrópole Digital (IMD), unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para seleção de bolsista de Iniciação Científica (IC) para atuar junto ao Laboratório de Cibersegurança, Defesa e Forense Digital – CyberDef.

As inscrições para seletiva seguem abertas até o dia 1º de setembro e devem ser realizadas por meio da plataforma Jerimum Jobs mediante o envio do histórico e currículo.

É ofertada uma bolsa com remuneração de R$ 400. Podem candidatar-se à vaga estudantes matriculados nos cursos de graduação em Ciência da Computação (e campos afins) e Engenharias da UFRN.

Iniciação Científica

A vaga destina-se para um projeto de IC, relacionado ao edital nº 05/2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), conduzido sob coordenação do professor do IMD, Roger Immich.

O projeto versa sobre temas como Identidades Digitais, Gamificação, Privacidade e Segurança. Além disso, a pesquisa divide-se em dois planos de trabalho: o primeiro sob o tema Gamificando o distanciamento social com garantias de segurança e privacidade.

Já o segundo intitula-se Identificação digital e autenticação dinâmica com requisitos de segurança e privacidade.

A coordenação do projeto destaca que a equipe executora é formada por discentes de graduação, mestrado e doutorado, além de outros pesquisadores. Por esse fator, a iniciativa trata-se de uma oportunidade para realizar publicações científicas internacionais e networking.

CyberDef

Agregando docentes e discentes que desenvolvem pesquisas aplicadas em Sistemas Embarcados, Internet das Coisas (IoT), Infraestrutura de Nuvem, Redes de Computadores, e Engenharia de Software, o CyberDef dedica-se à investigação, desenvolvimento e inovação na área de Segurança da Informação e suas aplicações.

Além disso, o Laboratório tem como objetivo principal trabalhar em pesquisas de Segurança Cibernética, considerando aspectos de segurança de redes, desenvolvimento de software seguro, gestão de identidades e controle de acesso, privacidade, ataque e defesa cibernética e perícia forense.

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato através do e-mail: roger@imd.ufrn.br.