Competição de jogos digitais do IMD recebe inscrições

Realizado anualmente, Desafio Gamedu é voltado para estudantes de diferentes níveis
06-10-2020 / ASCOM
Evento Games

Com foco na criação de jogos digitais que solucionem problemas reais do cotidiano, o Desafio Gamedu de Desenvolvimento de Jogos Digitais – olimpíada de games educacionais realizada anualmente no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – está com inscrições abertas para os estudantes que desejam conhecer um pouco mais sobre esse universo.

Voltada a alunos do ensino fundamental, médio, técnico e superior, de instituições públicas e privadas, a competição segue com inscrições abertas até o dia 31 de outubro, realizadas por meio deste endereço eletrônico.

O evento consiste em uma olimpíada educativa que tem por objetivo estimular os competidores a desenvolverem jogos educacionais sob a temática de um dos objetivos da ONU2030 – agenda de ações estabelecidas internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para isso, os participantes terão acesso a videoaulas, lives temáticas (conduzidas por professores e alunos de pós-graduação) e auxílio e orientação de monitores através da plataforma Discord. As capacitações aos competidores abrangerão conteúdos relacionados aos critérios de avaliação dos jogos.

Prêmios

Os participantes deverão se dividir em equipes, compostas por até cinco componentes, e a competição será dividida em quatro categorias: ensino fundamental, médio, técnico e superior. Os melhores colocados receberão prêmios como: menção honrosa, mentoria de carreira, medalhas, acesso a oficinas de desenvolvimento de jogos e sorteio de games.

Além disso, os competidores que são alunos dos cursos técnicos do IMD também poderão utilizar a comprovação de participação no Desafio Gamedu como certificado para o módulo integrador.

Em 2018, a ganhadora do Desafio Gamedu foi selecionada para uma bolsa de Iniciação Científica Júnior no IMD. Além disso, com o mesmo jogo desenvolvido no desafio, a aluna foi classificada como uma das ganhadoras da bolsa de menção honrosa do “Desafio Change the Game”, do Google.

Coordenação

O evento é uma iniciativa do Laboratório de Jogos Digitais e Tecnologias Imersivas para Educação (GameLab) do IMD e conta com a coordenação dos professores Eduardo Aranha e Carlos Artur Guimarães, coordenador de mediadores dos cursos técnicos do Instituto.

Além disso, o desafio ainda conta com a colaboração do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) da UFRN. Mais informações podem ser consultadas neste link.