IMD participa de eventos para discutir proposta de Cidade Inteligente

Programação da última semana contou com coletiva de imprensa e live no YouTube
04-11-2020 / ASCOM
Evento Cidades Inteligentes

Para debater e incentivar o uso da tecnologia pela Administração Pública natalense, diretores e coordenadores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) participaram, na última quinta-feira (29), de eventos presenciais e online relacionados ao projeto “Natal Cidade Inteligente – Prefeitura Aberta e Cidadão Participante”, iniciativa de fomento à instituição de políticas para otimizar recursos ambientais da capital potiguar.

A programação contou com dois encontros: uma coletiva de imprensa e uma live no YouTube, que serviram para mostrar tanto aos veículos de comunicação como a toda sociedade uma série de propostas tecnológicas para desenvolvimento social e econômico da cidade. As ideias foram elencadas em uma carta apresentada previamente aos candidatos à prefeitura de Natal.

Durante a coletiva, foram apresentados detalhes sobre a criação e as propostas do documento principal do projeto. Além disso, os participantes fizeram uma breve alusão aos objetivos do Smart Metropolis, projeto do IMD especializado na criação de tecnologias aplicadas a cidades inteligentes.

Estiveram presentes na ocasião o Reitor da UFRN, prof. Daniel Diniz, e o diretor do IMD, prof. Ivonildo Rêgo, além do diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital, Rodrigo Romão, entre outros membros do Instituto.

A live, por sua vez, transmitida na noite do mesmo dia, discutiu os pontos da proposta apresentada aos candidatos. Para conduzir os debates, estiveram presentes o professor Frederico Lopes, do IMD, o presidente da ECOCIL e do Snduscon, Sílvio Bezerra, e a professora da UFRN Jane Barbosa.

O projeto

Contemplando 11 áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico de Natal, o projeto promove o estímulo ao uso de tecnologias na gestão inteligente da cidade. Dentre os nichos, encontram-se: saúde pública, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, segurança e urbanismo.

Segundo Rodrigo Romão, a carta entregue aos candidatos à prefeitura de Natal é fruto de um estudo aprofundado feito pela equipe do Parque Tecnológico. “Partimos de 123 tópicos para chegar aos 11. Fizemos todo um trabalho de redução para que o resultado fosse algo aplicado e prático no contexto de Natal”, conta Romão.

O projeto “Natal Cidade Inteligente” conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO/RN), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RN) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN).