Webinar discute oportunidades de entrada no mercado europeu

5ª edição do Internacionaliza RN acontece no dia 20 às 15h. Inscrições abertas
12-11-2020 / ASCOM
Evento Internacionalização

Após abordar uma série de assuntos relacionados à exportação de negócios brasileiros, o webinar do projeto Internacionaliza RN promoverá, no próximo dia 20, uma apresentação online sobre o tema “Oportunidades de Entrada no Mercado Europeu”. O evento já está com as inscrições abertas e acontecerá às 15h, através da plataforma Zoom. Os encontros anteriores estão disponíveis no canal do YouTube do Parque Tecnológico Metrópole Digital.

Para conduzir os debates, foram convidados o vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal em Pernambuco, Antônio Mário Pinto, e o diretor executivo do Centro Brasileiro de Internacionalização e Negócios em Berlim (CEBRAS), Paulo Henrique Boelter.

Durante o webinar, será exposta uma série de considerações sobre investimentos e atrativos do mercado europeu, sobretudo em Portugal, dada a facilidade idiomática do país. Além disso, os participantes discutirão sobre a importância de se estar aberto às oportunidades de exportação de negócios nos próximos anos.

“Acredito que este tema está em alta e o câmbio monetário tem sido favorável para a exportação de negócios. Toda empresa brasileira deveria se atentar à internacionalização, pois, no futuro, talvez seja tão importante um negócio estar em Paris, por exemplo, como em São Paulo ou em Lisboa”, comenta Antônio Pinto.

A série de webinars, que vem sendo realizada desde agosto, é a primeira ação da Rede Potiguar de Fomento à Internacionalização, que conta com a participação do Parque Tecnológico, da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal, do Sebrae/RN, Fiern, Governo do RN, Prefeitura do Natal e Rede Potiguar de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Repin).

Palestrantes

Advogado, economista e contador, Antônio Pinto – além de atuar na vice-presidência da Câmara de Comércio Brasil-Portugal – é inscrito na Ordem de Advogados Portugueses. Em 2018, atuou na gestão pública, no cargo de secretário de desenvolvimento do Estado de Pernambuco, e hoje é diretor e sócio na Albuquerque Pinto Advogados.

Já Paulo Henrique Boelter exerce, além da direção do CEBRAS, o cargo de representante internacional do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI). Além disso, Boelter também é sócio e diretor-presidente da BHH & Cie, escritório de assessoria e consultoria internacional, sediado em Berlim, Alemanha.

Rede

A Rede Potiguar de Fomento à Internacionalização tem por objetivo contribuir para internacionalizar o setor produtivo do Rio Grande do Norte, em especial – mas não apenas – na área Tecnologia da Informação.