IMD promove 2ª edição do Cine Metrópole para debater documentário sobre redes sociais

Evento será realizado na próxima quarta-feira (2), com transmissão pelo canal do IMD
26-11-2020 / ASCOM
Evento Comunidade

Com foco na discussão de temas relativos à Tecnologia da Informação (TI), o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizará, no dia 02 de dezembro, a segunda temporada do Cine Metrópole, iniciativa que visa estimular a reflexão e debates sobre filmes cujos temas e conteúdos são abordados na estrutura curricular dos cursos oferecidos pelo IMD.

Aberto a toda a comunidade acadêmica, o evento será realizado a partir das 17h, por meio do canal do IMD no YouTube. Na ocasião, será debatido o documentário “O Dilema das Redes”, obra lançada este ano pelo serviço de streaming Netflix e que versa sobre os impactos das redes sociais sobre a humanidade e suas democracias.

Para fomentar a discussão, o Cine contará com a participação dos docentes Marjory da Costa Abreu, acadêmica de universidade britância, e Rodrigo Almeida (UFRN), que conduzirão todo o debate.

As inscrições serão feitas durante o evento e os certificados de participação podem ser solicitados por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Não haverá a reprodução do documentário durante a live.

Ministrantes

Professora da Sheffield Hallam University (no Reino Unido), Marjory Abreu atua no campo da Inteligência Artificial Aplicada, com trabalhos voltados a seu impacto no mundo moderno. Além disso, a docente ainda integra inciativas relacionadas a grupos feministas em prol da igualdade de gênero nas “hards sciences”, atua em frentes de discussões relacionadas aos temas fake news e legislações sobre proteção de dados e internet.

Já o segundo ministrante, Rodrigo Almeida, é professor do Departamento de Comunicação Social (Decom) da UFRN, pesquisador, curador, escritor e cineasta. Coordenador do Projeto de Extensão interdisciplinar Mostra Monstra, o docente também é membro fundador do coletivo independente “Queer Surto & Deslumbramento” e administra a conta "Saquinho de Lixo", no Instagram.

Cine Metrópole

Seguindo o exemplo de inciativas semelhantes da UFRN, o Cine Metrópole trata-se de um projeto vinculado ao IMD cujo intuito é a exibição de filmes que promovam a reflexão, troca de opiniões e debates sobre os temas exibidos. Para isso, cada edição conta com a mediação de um docente que atua ou possua conhecimentos sobre o tema debatido.