Em aula inaugural, PPgITE promove palestra sobre transformação digital na educação

Evento online conta com a participação do renomado cientista Sílvio Meira e acontece no dia 5
01-03-2021 / ASCOM
Evento PPGITE

Em sua primeira aula do período letivo de 2021, o Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), promoverá, na próxima sexta-feira (05), uma live para apresentação e discussão do tema “Educação e Transformação Digital”.

O evento, que acontecerá às 17h no canal do PPgITE no YouTube, será conduzido pelo professor Sílvio Meira, cientista e professor renomado na área de transformação digital. A palestra é aberta a todos, não sendo necessária inscrição prévia.

A cada ano, o PPgITE realiza uma aula inaugural para debater temas importantes e que despertam o interesse dos alunos, além de gerar reflexões acerca de cenários que compõem o contexto da formação acadêmica do programa.

Neste ano, a discussão será voltada para a necessidade de uma transformação digital na área da educação, a fim de promover mudanças tanto no formato de ensino atual como na preparação de docentes quanto ao uso de ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado.

Segundo o professor Charles Madeira, coordenador do PPgITE, essa transformação já vinha acontecendo nos últimos anos, mas foi alavancada especialmente durante o período de pandemia do novo coronavírus, no qual as instituições tiveram grande dificuldade em adaptar seu ensino para o formato remoto.

“Nós percebemos que muitas instituições de ensino ficaram paradas e o Enem foi impactado. Então é muito importante falar sobre essas transformações digitais e discutir as problemáticas que permeiam a falta de preparo dos profissionais da educação e o impacto que isso tudo tem para o futuro” ressalta o professor.

Outro ponto que justifica a discussão desse tema é necessidade que os alunos têm de utilizar, durante os cursos, ferramentas e conhecimentos atualizados e que possam auxiliá-los no mercado de trabalho, proporcionando a formação de profissionais capacitados logo após a saída da universidade.

Palestrante

Com formação em engenharia eletrônica pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), o palestrante Silvio Meira é cientista chefe da TDS Company – instituição especializada em transformação digital – e compõe o conselho administrativo de diversas empresas, como a Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE), Magazine Luiza, Ci&T (multinacional brasileira de soluções digitais) e a construtora MRV.

Detentor de um pós-doutorado pela Universidade de Kent, no Reino unido, Meira atuou como professor durante 36 anos junto à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O cientista também foi docente associado do Berkman Center, da Universidade de Harvard, e atuou como cientista chefe, por 12 anos, no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), onde hoje atua como professor extraordinário.

Em 2009, foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes do país pela Revista Época, dada sua contribuição na fundação do Porto Digital, em Recife, considerado o maior parque tecnológico do Brasil. No ano seguinte, o acadêmico ganhou o prêmio “Faz Diferença”, promovido pelo Jornal O Globo, na área de Economia.

Ao longo de sua carreira, Sílvio auxiliou na produção de vários artigos acerca de Engenharia de Software. Publicou, em 2014, o livro “Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil”, que apresenta os principais desafios de se empreender no país. Além disso, é comentarista da Rádio CBN no quadro “Bits da Noite” e mantém o blog “Dia a Dia, Bit a Bit”, com conteúdos sobre inovação e tecnologia.