PAX realiza evento para divulgar oportunidades de empreendedorismo para pesquisadores da UFRN

Coordenadora do projeto do novo Parque, Angela Paiva realizou palestra em canal do IMD no Youtube
12-04-2021 / ASCOM
Evento Empreendedorismo

Diálogo e divulgação de oportunidades para empreendedores marcaram o evento “PAX e Oportunidades de Parcerias Entre Universidades e Empresas”, conduzido, nesta última sexta-feira (9), pela professora Ângela Maria Paiva Cruz, no canal do Instituto Metrópole Digital (IMD) no YouTube.

Organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI/IMD), o evento reuniu pesquisadores, docentes e empreendedores para um diálogo sobre como funcionará o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) – projeto para um novo polo de empreendedorismo e de fomento à inovação que ficará no município de Macaíba e tem sido gerido pela UFRN em parceria com outras instituições.

A live foi apresentada pelo coordenador do nPITI e vice diretor do IMD, professor Adrião Duarte. Na ocasião, a professora e ex-reitora da Universidade, Angela Paiva Cruz, que coordena o PAX, aproveitou para atualizar o público quanto ao andamento das obras do novo Parque, previsto para ser inaugurado em 2022, e sanar dúvidas sobre como pesquisadores e demais interessados podem vincular seus projetos à iniciativa.

Com uma área total de 50 hectares, o PAX visa abrigar e apoiar negócios não apenas de Tecnologia da Informação (TI), mas de diversas outras áreas, como Saúde, Energia, Indústria 4.0, Biotecnologia, Minérios, produção cosmética, entre outras.

Prospecção

Desde o último ano, o PAX vem trabalhando na prospecção de diversos parceiros e interessados em desenvolver novos negócios na região metropolitana de Natal. Ao longo de 2020, foram realizados eventos online, workshops e fóruns de inovação e negócios, de modo a divulgar oportunidades e firmar parcerias com instituições públicas e privadas.

Já neste ano, dois eventos de prospecção on-line – voltados para projetos de saúde e de produção de cerâmica – já aconteceram e outros nove estão previstos para 2021. “Nós buscamos angariar projetos e ideias inovadoras para o nosso Estado e que essas iniciativas permaneçam conosco, para fortalecer o nosso ecossistema”, enfatizou Angela Paiva Cruz.

Assim, a proposta do PAX é fortalecer a chamada “tríplice hélice” – interação entre governo, empresas e academia – para fomentar e fortalecer um ecossistema inovador, que impulsione a geração de emprego, renda e bem-estar social. Para isso, a prospecção do polo também abrange instituições federais, internacionais e de outros Estados do Brasil.

PAX

Concebido em 2013, o projeto do PAX é uma das iniciativas prioritárias do Governo do Estado, apoiada pela UFRN, prefeituras de Macaíba, Natal e Parnamirim, instituições como FIERN, Sebrae/RN e Fecomércio e órgãos como Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Santos Dumont e Universidades Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Todos as empresas que se instalarem no espaço físico do PAX receberão benefícios fiscais em ISS, IPTU, ITIV, Licença de Localização e ICMS, além de acessos a recursos de infraestrutura computacional, como datacenter e supercomputador.

Atualmente, o Parque encontra-se em fase de conclusão de obras, com uma sede de 15 mil metros quadrados. São 69 salas já construídas e 76 lotes para construção, além de espaços para reuniões, auditórios e restaurantes. A concepção do PAX também segue a ideia de “greenparks” – ambientes de uso consciente do ecossistema, com espaços de otimização, como as salas de coworking e ciclovias.