Inovação e Bioinformática são debatidas nos primeiros dias do workshop de Saúde 4.0

Com diferentes minicursos, programação continua hoje (05) e segue até sexta-feira (07)
05-05-2021 / ASCOM
Evento Comunidade

Os encontros virtuais do I Workshop Inovação na Área da Saúde já começaram e, desde segunda-feira (3), professores e pesquisadores vêm discutindo uma série de temas relacionados à segurança da informação e desenvolvimento tecnológico inovador aplicado à Saúde.

Promovido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Proex/UFRN), o workshop promove uma série de debates sobre temas que aproximam Saúde e Tecnologia da Informação (TI), como forma de ampliar visões e apontar possíveis caminhos para a otimização de ambas as áreas do conhecimento.

Aberto ao público, o evento ocorre totalmente on-line através da plataforma Google Meet, cujos links estão disponíveis no site oficial do evento.

Primeiros dias

Os dois primeiros dias do workshop foram marcados por debates e apresentações que inspiraram tanto profissionais de TI como agentes de saúde no processo de inovação e desenvolvimento de soluções para problemas sociais.

Na segunda-feira, houve uma mesa redonda com quatro professores da UFRN e um professor da Universidade do Porto que discutiram, segundo a visão de cada um, como acontece a inovação na área da saúde.

Para isso, foram abordados assuntos como importância da criação de um banco de dados sanitários integrado para o Brasil, a interdisciplinaridade e os desafios no desenvolvimento de soluções em saúde, exemplos de fontes para inovação e as atuais tecnologias do IMD voltadas à assistência nessa área.

“A forma como fazemos Medicina hoje está, muitas vezes, defasada. Os médicos precisam se movimentar, pois, a concorrência existe e é preciso trabalhar com pessoas que complementam a sua profissão”, comentou o professor de Medicina da UFRN Irochima Pinheiro.

Ainda na segunda-feira, houve uma apresentação do Parque Tecnológico Metrópole Digital, bem como de sua incubadora de empresas, a Inova Metrópole. Na ocasião, foi traçado um panorama das “healthtechs” (instituições desenvolvedoras de TI para Saúde) e também foram apresentadas a NUT e a EasyMed, duas empresas potiguares do ramo.

Já na terça-feira, a programação contou com o minicurso “Inovação em Bioinformática e Saúde 4.0”. Apresentado pelos professores Sandro Souza, Euzébio Barbosa e Vinícius Coutinho, a palestra abordou assuntos introdutórios de Bioinformática e tópicos interessantes para quem busca inovar na área.

Segundo o professor Sandro Souza, docente vinculado ao Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME/IMD), o estudo e o desenvolvimento em Bioinformática consiste em uma importante oportunidade para avanço em diferentes aspectos da vida humana, como alimentação, sequenciamento genético, entre outros.

“O século XXI é o século da Biotecnologia e a Bioinformática é o elo entre duas áreas – a Informática, que fez uma revolução no século passado, e a Biotecnologia, que está começando a fazer isso agora. Então isso nos traz uma série de oportunidades, até mesmo para os países em desenvolvimento, como é o nosso caso”, comenta Sandro Souza.

Programação

O workshop tem programação prevista para até a próxima sexta-feira (7). Até lá, outros minicursos serão oferecidos, com temas como “Ciência de Dados para Saúde”, “IoT na Saúde com o Uso do Node-Red” e “Inteligência Artificial Aplicada a Área de Saúde: Conceitos e Caminhos”.

Para cada dia do evento, um link diferente do Google Meet foi criado. Toda a programação, bem como os endereços das salas virtuais, está disponível neste site.