IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

27 mai 2021/ ASCOM

IMD realiza workshop “Expandindo os horizontes da Inteligência Artificial” no dia 11 de junho


O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai
promover no próximo dia 11 de junho o workshop “Expandindo os horizontes da Inteligência Artificial”. O evento, que acontece às 8h e será transmitido ao vivo no canal do Youtube do Instituto, tem por objetivo ampliar a discussão sobre a aplicabilidade e usabilidade de ferramentas de Inteligência Artificial para os diversos campos do conhecimento na UFRN.

Promovido pelo Núcleo de Inteligência Artificial do IMD, o workshop vai contar, em sua abertura, com a participação do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e do diretor do Instituto, professor José Ivonildo do Rêgo. As discussões serão voltadas para toda comunidade acadêmica, além de profissionais da área tecnológica e empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital.

Programação

A programação do workshop será composto por quatro mesas, que serão mediadas por diferentes especialistas em discussões que terão como convidados representantes de diversos setores da UFRN, além de empresas e instituições externas que utilizam Inteligência Artificial no setor produtivo.

A primeira mesa, às 8h15, vai tratar do tema “Inteligência Artificial na Saúde”, sendo conduzida pelo professor do Departamento de Engenharia da Computação (DCA) Marcelo Fernandes, e tendo como convidados Francisco Irochima Pinheiro (Departamento de Cirurgia/UFRN), Rafael Polidoro Alves Barbosa (Department of Pediatrics/Indiana University School of Medicine), Tetsu Sakamoto (IMD/UFRN) e Gleydson Lima (ESIG Group).

A segunda mesa, às 9h15, vai abordar a “Inteligência Artificial nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”. Seu mediador será o professor e diretor de ensino do IMD, Daniel Sabino. Já os participantes convidados serão os professores Elias Jacob (Ouvidoria/UFRN e CERES/UFRN), Lívia Cirne (Departamento de Comunicação/UFRN), Luciana Conceição de Lima (Departamento de Demografia e Ciências Atuariais/UFRN) E Orivaldo Vieira de Santana Júnior (Escola de Ciência e Tecnologia/UFRN).

Tratando a respeito de “Inteligência Artificial na Ciências Exatas, Tecnológicas e Agro”, a terceira mesa, às 10h15, será conduzida pelo professor Ivanovitch Silva (IMD/UFRN) e contará com os seguintes convidados: Euler Cassio Tavares de Macedo (UFPB), Laura Emmanuella Alves Dos Santos Santana De Oliveira (Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN) e Leonardo Souza Nascimento (empresa Interjato).

Já a quarta e última mesa, às 11h15, tratará dos “Avanços científicos e tecnológicos na Inteligência Artificial”, sendo mediada pelo pró-reitor de graduação da UFRN, Rubens Maribondo. Os debatedores serão os professores Anne Canuto (Departamento de Informática e Matemática Aplicada/UFRN), Ivanovitch Silva (IMD/UFRN) e Marcelo Fernandes (Departamento de Engenharia da Computação/UFRN).

Objetivos

O workshop também terá por objetivos aproximar profissionais de diferentes áreas na busca por soluções em Inteligência Artificial e alertar para a atualização nas ferramentas que podem se tornar essenciais nas atividades do dia-a-dia.

Outro intento é
contribuir para que se vislumbre uma nova adaptação à realidade pós pandemia, especialmente na formação de profissionais mais qualificados em diversos campos. Dentro desse contexto, também se pretende atualizar o público acerca das oportunidades e discussões que permeiam as estratégias do Governo Federal no tema.

Durante o evento, será
disponibilizado um formulário para quem desejar receber certificado de participação via Sigaa. Não será necessária a realização de inscrição prévia. Mais detalhes e todos os horários das mesas do workshop podem ser conferidos por meio deste link.

Outras Notícias

18 mai 2021 por
ASCOM

IMD e Leve Tecnologia realizam bootcamp de programação com prêmios de até R$ 2 mil

Com evento, empresa disponibiliza treinamento em Salesforce e oportunidades para estudantes


EVENTO | EXTENSÃO
28 mai 2021 por
ASCOM

IMD participará de Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Evento on-line é o mais importante da área de Computação. Inscrições já estão abertas


COMUNIDADE | EVENTO