IMD faz reunião geral e comemora avanços de 2021
Instituto fecha ano com 2,5 mil alunos e 33 projetos de inovação em TI
14-12-2021 / ASCOM
Colaboradores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) reuniram-se, na última sexta-feira (12), para comemorar o término de mais um ano de atividades. Na tradicional Reunião Geral do IMD, membros de todas as diretorias e setores acompanharam a divulgação dos principais resultados e metas atingidas durante o ano, bem como aproveitaram a oportunidade para confraternizar e parabenizar os colegas pelos avanços, profissionais e pessoais, alcançados em 2021.
Em formato híbrido (on e off-line), a reunião marcou o primeiro grande encontro presencial dos membros do IMD desde o início da pandemia de Covid-19 e serviu para apresentar as métricas das ações realizadas o ano, como os programas de ensino, pesquisa, parcerias de PD&I e atividades administrativas.
“Percebemos que, a despeito de todo o quadro difícil que vivemos em 2021, o IMD se comportou de modo muito coerente com a sua própria história. Procuramos, nesse período, intensificar de fato e consolidar uma série de iniciativas e conseguimos avanços importantes”, avalia o diretor geral do IMD, professor Ivonildo do Rêgo.
Além do diretor, estiveram presentes docentes e servidores técnicos do IMD. Ao final da mostra de resultados, também foi apresentada a nova versão do site do Instituto, bem como o vídeo comemorativo de final de ano, disponível no canal do IMD no YouTube.
IMD em números
Os resultados do IMD em números foram apresentados pelo professor Ivonildo Rêgo e contemplaram todas as áreas que compõem o instituto.
No campo do ensino, por exemplo, o IMD encerra o ano de 2021 com mais de 2,5 mil alunos matriculados, dentre discentes de cursos técnicos, graduação, pós-graduações lato sensu e cursos de mestrado e doutorado.
Ligado a esse número, estão contempladas as mais de 178 turmas ofertadas pelo Bacharelado de Tecnologia da Informação (BTI) e os mais de 41 projetos conduzidos no âmbito das residências em tecnologias da informação.
Quanto às formações de novos profissionais, em 2021, o Instituto formou 145 novos técnicos em TI e, em seu Bacharelado de Tecnologia da Informação (BTI), graduou 82 discentes.
Em sua apresentação, o professor Ivonildo Rêgo também apresentou as conquistas dos programas estratégicos do IMD, como o Talento Metrópole – que neste ano comemorou, dentre outros avanços, a conquista de três medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de Informática (OBI 2021) – e o Programa de Estudos Secundários, que ofereceu 35 vagas para cursos em oito campos do saber.
Já no quesito de empreendedorismo, o Parque Tecnológico Metrópole Digital finaliza o ano com 74 empresas credenciadas, instituições que hoje empregam cerca de 1,2 mil profissionais, e comemora a captação de R$ 3,7 milhões para o Projeto Transforma RN.
Além disso, por meio de sua incubadora de empresas, Inova Metrópole, o polo de TI apoiou 21 empreendimentos nesse período, tendo completado o período de incubação de três startups.
Em 2021, o Parque também apoiou a produção de três eventos internacionais e acompanhou o crescimento de sua plataforma Jerimum Jobs, a qual teve um total de 225 mil visualizações ao longo dos últimos 12 meses.
Outras ações que foram destaque neste período são as parcerias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do IMD junto a instituições públicas e privadas. Ao longo do ano, a Diretoria de Projetos do Instituto conduziu 33 projetos, os quais movimentaram cerca de R$ 40 mil.
Dentre as entidades parceiras, destacam-se as gigantes de tecnologia Lenovo, Huawei e Intelbras, além de importantes instituições públicas, como Petrobras e Polícia Rodoviária Federal. Juntos, os projetos responderam pela contratação de 300 bolsistas para apoio técnico, científico e administrativo.
Pesquisa
Entidades que constituem toda a infraestrutura de pesquisa do IMD, os núcleos integradores BioME, SETE, nPITI – e também o NIACD, mais novo núcleo do Instituto, voltado à área de Inteligência Artificial e Ciência de Dados – também receberam destaque na apresentação de fim de ano.
O Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), por exemplo, destacou o número de 33 projetos de pesquisa, além das publicações de mais de 70 artigos em periódicos e conferências.
Já o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) relembrou, dentre outras iniciativas, a formação de 500 alunos em seu “VII Workshop do nPITI”, além dos registros de softwares de 11 novas tecnologias.
Já o Software Engineering Team (SETE) fecha o ano com seis novos registros de software, bem como com a publicação de 56 artigos científicos. O núcleo também abrange todos os 33 projetos de PD&I conduzidos junto às instituições parcerias do IMD.
Equipe administrativa
Tais destaques são resultados do trabalho de toda a equipe administrativa do IMD, a qual, neste ano, soma 116 colaboradores, dentre servidores, técnicos, membros contratados via Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) e terceirizados.
Esse time foi responsável, por exemplo, por realizar mais de 100 atendimentos a discentes – feitos por colaboradores do Setor de Apoio a Práticas Educacionais (SAPE) –, 202 recebimentos e 55 devoluções de bens, administrados pelo Setor de Patrimônio, e 38 processos realizados, além de 82 publicações de editais, feitos pelo Setor de Recursos Humanos.
Já o Setor de Produção Multimídia respondeu, dentre outras atividades, por cinco mil ações de suporte pela plataforma Moodle para alunos dos cursos técnicos e de pós-graduação, além da gravação de mais de 260 videoaulas.
Ainda na área de comunicação, a Assessoria de Comunicação do IMD também atuou na inserção de mais de 1,3 mil notícias na imprensa. Nesse quesito, o portal do Instituto também ultrapassou a marca de 400 mil acessos e suas redes sociais – Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIN – reúnem, juntas, 31 mil seguidores.
Todas essas atividades receberam apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do IMD, cujos recursos de TI proveram 90 TB para armazenamento interno. Paralelo a isso, a equipe da diretoria atuou no desenvolvimento de 22 portfólios de sistemas e na compra e instalação de 138 novos computadores.
2022
Ao final de sua apresentação, o professor Ivonildo Rêgo conduziu uma breve reflexão sobre os desafios para o ano de 2022, como a necessidade de criatividade e persistência diante das novas realidades que surgem após a pandemia.
“Nesse primeiro semestre que se inicia, teremos, por exemplo, o retorno das aulas presenciais. Então vamos discutir juntos esse processo e trocaremos experiências, que nos proporcionaram aprendizados importantes ao longo desse ano. Vamos continuar lutando para que o IMD continue avançando, com novos projetos e programas”, pontua o diretor.