IMD promove palestra sobre Inteligência Artificial para Cidades Inteligentes

Evento acontece no dia 13 e será ministrada pelo professor da USP André de Carvalho
07-04-2022 / ASCOM
Evento IA

O Núcleo de Inteligência Artificial e Ciências de Dados (NIACD) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) promoverá, no próximo dia 13, a palestra “IARA: Inteligência Artificial Aplicada para Cidades Inteligentes”, que será ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA), André de Carvalho.

A palestra será gratuita e acontecerá presencialmente em auditório do IMD, sala B205, às 9h. O encontro é aberto para toda a comunidade interna e externa da UFRN, não sendo necessário a efetuação de inscrição prévia para acesso ao evento.

“Na palestra, apresentarei o IARA, explicarei como funciona nossa rede nacional, representada nas cinco regiões do país, e falarei de algumas das primeiras iniciativas do Centro”, comenta André de Carvalho.

Segundo o coordenador, o objetivo principal do IARA é estimular a criação de cidades inclusivas e sustentáveis. Para isso, os estudos realizados no Centro são voltados para cinco aspectos relacionados ao tema das Cidades Inteligentes: cibersegurança, educação, infraestrutura, meio ambiente e saúde.

O acesso ao prédio do IMD acontecerá mediante apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19.

O IARA tem sua sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, e conta com o apoio de pesquisadores de todas as regiões do país. Atualmente a rede que compõe o Centro conta com colaboradores das cidades de Fortaleza (CE), Juazeiro (BA), Juazeiro do Norte (CE), Monteiro Lobato (SP), Niterói (RJ), Recife (PE), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP) e Sorocaba (SP).

Palestrante

Professor titular do ICMC-USP, campus São Carlos, André de Carvalho é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e bolsista de produtividade em pesquisa 1A do CNPq. O docente também foi membro do Comitê de Assessoramento de Ciência da Computação do CNPq, onde autuou como coordenador de 2019 a 2020.

Entre 2013 e 2017, Carvalho compôs o conselho da International Association for Statistical Computing (IASC), do International Institute of Statistics. Dentre suas publicações, são destaques os livros “Inteligência Artificial: Uma abordagem de Aprendizado de Máquina” – vencedor do prêmio Jabuti 2012 – e “A General Introduction to Data Analytics”, publicado pela Wiley, em 2018.

André de Carvalho possui bacharelado (1987) e mestrado (1990) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de doutorado em Engenharia Eletrônica pela University of Kent (1994).