PPgBioinfo promove palestra sobre bioinformática de alto desempenho

Evento será realizado remotamente no dia 6 de maio às 11h
04-05-2022 / ASCOM
Evento BioME

O ciclo de palestras “b-INFO: Seminários de Bioinformática”, promovido pelo programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioinfo) do Instituto Metrópole Digital (IMD), retoma sua programação nesta sexta-feira (6) com a palestra “Bioinformática de Alto Desempenho – Uma Visão Corporativa na Varsomics”.

O evento acontecerá em formato remoto às 11h e terá como palestrante Rafael Guedes, bioinformata do Hospital Israelita Albert Einstein – Varsomics.

O ciclo de palestras, que está em sua oitava edição, é realizado anualmente e tem como objetivo viabilizar diálogos e fortalecer a interação entre os profissionais da academia e do setor produtivo.

De acordo com Tetsu Sakamoto, professor responsável pelo evento, a bioinformática é uma área constantemente impactada pelo surgimento de novas tecnologias e novos métodos inovadores.

“Esse cenário exige cada vez mais a criação de cursos, grupos de estudos e oficinas científicas voltadas à formação de recursos humanos especializados na análise integrada de sistemas biológicos complexos”, explica Sakamoto.

Para participar, os interessados devem realizar as inscrições através do link.

Convidado

Rafael Guedes é doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou em projetos de genomas e transcritomas no Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e no Instituto Hermes Pardini, com desenvolvimento e validação de exames genéticos.

Atualmente, Guedes é bioinformata na Varsomics, iniciativa que faz parte do Hospital Israelita Albert Einstein especializada no desenvolvimento de ferramentas no campo da genômica.