Residência em TI junto ao TST participa de workshop em Brasília

Experiência tem objetivo de apresentar funcionamento do órgão para alunos residentes na pós do IMD
10-08-2022 / ASCOM
Pós-graduação Residência


A primeira turma da Residência em TI do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) está participando do Workshop Imersivo promovido pelo órgão parceiro em Brasília. O evento recepcionou os 12 novos alunos da residência, a coordenadora da turma, professora Iris Pimenta, e o professor de aprendizagem baseada em projetos do IMD, Danilo Curvelo, para dois dias de imersão.      


A turma da Residência, que é realizada no formato remoto, une as aulas semanais, que acontecem on-line e presencialmente, com o desenvolvimento remoto de soluções a partir das demandas da sede do órgão, situada em Brasília. 

O objetivo do workshop é promover aos residentes uma imersão para que eles conheçam a estrutura e vivenciem os desafios que o TST possui, transformando-os em oportunidades de projetos a serem desenvolvidos no Programa de Residência do IMD.   

“O TST achou muito importante ter esse momento com os residentes presencialmente, por isso está promovendo o workshop para aproximá-los do funcionamento do órgão, para que possam entender na prática as demandas e a infraestrutura que terão à disposição para desenvolver as soluções que serão os futuros produtos do programa”, comenta a coordenadora da turma, Iris Pimenta. 

Programação

O evento, chamado de “Workshop Programa de Residência em TI”, está sendo realizado nos dias 9 e 10 de agosto. A programação inclui visitas aos espaços do TST, apresentações dos funcionários sobre o funcionamento do Tribunal e participação em uma sessão de julgamento da 7ª turma.       


Além disso, na manhã de hoje (10), os estudantes também apresentaram os protótipos de soluções que desenvolveram em uma atividade proposta pelo órgão, no início do programa, que focava no problema do acompanhamento das sessões pelos advogados.      

“Os residentes estão encantados com essa experiência e hoje eles apresentaram o resultado do trabalho desenvolvido no último mês, onde pensaram em possíveis soluções para o problema. Para isso, entrevistaram advogados, mapearam e construíram os protótipos”, comenta Pimenta.   

Também na manhã de hoje, acompanharam uma sessão de julgamento para entender o seu funcionamento e foram recepcionados pelo presidente da sessão, Ministro Cláudio Mascarenhas.     

“Gostaria de agradecer pela presença da turma na sessão e cumprimentar o Tribunal e a Universidade por essa importante parceria. Vocês têm uma grande responsabilidade nas soluções que irão desenvolver, mas lembrem-se que a tecnologia só tem sentido se possibilitar a inclusão no judiciário brasileiro e na sociedade como um todo”, expressou o ministro.    

Residência

O programa de Residência em TI é uma iniciativa de pós-graduação lato sensu com duração de 18 meses e carga horária dividida entre atividades práticas e teóricas.


Além do TST, o IMD também mantém parcerias com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e com a Secretaria de Estado da Administração (SEAD/RN). 

Mais informações podem ser conferidas no link.