IMD realiza colação de grau do Bacharelado em Tecnologia da Informação

Evento marcou a formatura de 29 novos concluintes do curso de graduação do Instituto
13-10-2022 / ASCOM
Evento BTI

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou a cerimônia de colação de grau dos novos graduados no seu Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI). O evento aconteceu na noite da terça-feira (11), no auditório da reitoria da UFRN, contando com a participação de 29 concluintes da turma While True

O evento foi presidido pelo diretor geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, e teve sua mesa composta também pelo coordenador em exercício do BTI, Gustavo Girão, pelo paraninfo da turma, Ivanovitch Medeiros, e a patronesse, Adja Ferreira.

Em seu discurso durante a cerimônia, o professor Ivonildo Rêgo destacou a relevância social do ensino público, gratuito e de qualidade das universidades federais brasileiras. “A educação tem uma importância ainda mais significativa para um país desigual como o nosso”, pontuou, relembrando sua própria trajetória pessoal como ilustração.

Abordando o Instituto Metrópole Digital em especial, o diretor detalhou as características que fazem da unidade acadêmica um agente transformador de destaque, através da educação, da ciência e do empreendedorismo. “São mais de 3 mil alunos, além de 90 empresas vinculadas ao Parque Tecnológico Metrópole Digital, que empregam mais de 2 mil pessoas”, afirmou.

Já o coordenador do BTI, professor Gustavo Girão, discorreu sobre o orgulho que representa a colação de grau da nova turma de concluintes do curso. “Isso significa que continuamos contribuindo com a sociedade. E, ao longo do tempo, conseguimos viabilizar o projeto do IMD com todos os seus alicerces, do nível técnico ao de pós-graduação”.

Oradora da turma, Débora Karoline destacou "crescimento" experimentado ao longo do curso

A estudante escolhida para ser a oradora da turma, Débora Karoline, relembrou em seu discurso os desafios do período de aulas remoto e do retorno presencial ao Instituto. Ela ainda abordou o fato do campo da TI continuar sendo majoritariamente masculino. “Ter me formado no BTI é muito simbólico por várias razões. Uma delas é por ser mulher e ter tão poucas mulheres na  área”, disse.

Débora Karoline também agradeceu ao IMD, em nome da turma, por todo o crescimento proporcionado pelo curso na formação dos concluintes. “No meu caso, em especial, proporcionou que encontrasse uma área dentro da tecnologia, a informática educacional, que une as duas coisas que mais gosto, que é o ensino e a tecnologia”.