Residentes do IMD expõem tecnologias criadas em parceria com Justiça Federal
Workshop reuniu trabalhos em áreas como BI, Infraestrutura e Redes
01-12-2022 / ASCOM
Para compartilhar ações de inovação e promover discussões sobre o uso da tecnologia em contextos institucionais, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 1, um workshop dos integrantes da Residência em TI junto à Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN).
O evento teve como principal intuito apresentar uma série de projetos tecnológicos conduzidos no âmbito do programa e que tem garantido ao órgão público vantagens e avanços em diferentes áreas, como segurança, interação com usuário, Business Intelligence (BI), Analytics, entre outras.
Com apresentações conduzidas pelos próprios residentes, o evento contou com a exposição de trabalhos elaborados no âmbito dos núcleos de Infraestrutura e de Redes, bem como ações realizadas junto a equipes de desenvolvimento da JFRN.
Fernando Murilo, residente do programa, destacou a importância do evento: “Nós, da área de TI, pensamos muito em realizar projetos, mas não nos empenhamos muito em divulgá-los. Então esse workshop serve justamente para isso, divulgar o que está sendo feito e mostrar o que outros órgãos podem criar em seus contextos”.
O evento também contou com a participação do diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça Federal (NCTIC/JFRN), Bruno Silva, que mostrou-se empolgado e otimista com a atual turma da residência junto ao órgão.
A professora Thaís Batista, coordenadora do programa de Residência junto à JFRN, também enfatizou a importância dessas ações, sobretudo no âmbito social. “Foram vários os avanços proporcionados à Justiça Federal e, consequentemente, à sociedade, beneficiada com um aumento na eficácia do atendimento prestado pelo órgão”, comentou a docente.
Residência
O programa de Residência em TI do IMD se constitui em uma pós-graduação lato sensu com duração de 18 meses e carga horária dividida entre atividades práticas e aquelas voltadas à teoria.
Dentre os órgãos e instituições que mantém turmas da Residência por meio de parcerias, estão o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e Tribunal Superior do Trabalho (TST).