Palestra do IMD discutirá Ciência Aberta para pesquisas em Computação

Transmissão ao vivo acontecerá na próxima quarta-feira (14) no canal do IMD no YouTube
09-12-2022 / ASCOM
Evento Pesquisa

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), por meio de seu Núcleo de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software (SETe), promoverá, na próxima quarta-feira (14), às 15h, uma palestra on-line e ao vivo sobre o uso da Ciência Aberta (Open Science) na área da Ciência da Computação.

Conduzido pelo professor Edson Oliveira Júnior, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Paraná, o evento é aberto a toda a comunidade e será transmitido pelo canal do IMD, no YouTube. A proposta da apresentação é discutir e mostrar caminhos práticos para que pesquisadores da Ciência da Computação possam efetivar a Open Science em seus estudos.

Para isso, o docente palestrante apresentará uma série de conceitos e assuntos, como temáticas de ciclo de vida e princípios FAIR – aplicados na gestão de dados científicos –, bem como formas de aumentar a capacidade de reprodução de pesquisas em Computação.

Sobre esse último tópico, o professor Edson Oliveira Júnior também abordará dois estudos de caso: o Experimentação Egenharia de Software e o Forense Digital, bem como discutirá os resultados de um survey (pesquisa quantitativa) sobre Ciência Aberta, conduzida na UEM.

Além do SETe, o evento também é conduzido pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PpgSC/UFRN). Os interessados já podem acessar o canal e ativar notificação para serem avisados quando a apresentação tiver início.

Ciência Aberta

Segundo definição da UNESCO, a Ciência Aberta trata de tornar o conhecimento científico acessível, eficiente e democrático para toda a sociedade. A prática permite que informações, dados e resultados oriundos de pesquisas científicas sejam não apenas acessíveis, mas também aproveitados de maneira confiável e legal.

Para isso, os entusiastas da Ciência Aberta empenham-se na busca da facilitação do compartilhamento de artefatos de pesquisa, como documentos, dados, scripts e processos.

Detentor de amplo conhecimento em áreas como Computação, Engenharia de Software, Forense Digital e Experimentação Controlada, Edson Oliveira é doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP).

Atualmente, Oliveira trabalha como professor-associado do Departamento de Informática (DIN) da UEM e também atua como docente visitante na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).