IMD faz reunião geral e comemora avanços de 2022

Diretor geral apresentou resultados do Instituto ao longo do ano que passou
16-12-2022 / ASCOM

Colaboradores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) reuniram-se
na manhã de hoje (16) em sua tradicional reunião geral (16) para comemorar o término do ano de atividades e acompanhar o balanço dos principais resultados e metas atingidos pela unidade acadêmica ao longo de 2022. O encontro foi o primeiro realizado de forma totalmente presencial desde o início da pandemia de Coronavírus.

Dentre as conquistas apresentadas pelo diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, esteve a parceria firmada com a multinacional Lenovo, em meados deste ano, para a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento
da empresa, voltado para a área de 5G, dentro do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque). Para isso, a big tech investirá cerca de R$ 60 milhões no estado, o que incluirá, além da construção do prédio, a compra de equipamentos e parcerias de pesquisa com o IMD.

Outro destaque da apresentação foi
a aprovação do Metrópole Parque em um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) voltado para o apoio a parques tecnológicos, proporcionando um aporte de R$ 13,5 milhões. Esses recursos que serão destinados para ampliar sua capacidade de operação, sendo empregados na contratação de novos profissionais, pagamento de despesas de funcionamento e compra de materiais e equipamentos.

A aprovação do IMD no edital de outra entidade pública, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi outro tópico ressaltado pelo diretor geral. Com isso, o Instituto receberá um aporte financeiro de R$ 2,4 milhões – a serem destinados a projetos e parcerias na área de Internet das Coisas e manufatura – e passou a ser considerado uma unidade da Embrapii no Rio Grande do Norte. A parceria com a empresa pública irá proporcionar apoio e melhores condições para a captação de projetos na área de Indústria 4.0 por parte do Instituto.

Essas foram três conquistas significativas que ocorreram neste ano, mas cujos resultados vão começar a aparecer a partir do próximo, e vão repercutir enormemente em nossa missão institucional”, destacou Ivonildo Rêgo.

Equipe se reúne ao final do evento para registrar momento de confraternização e compartilhamento das conquistas do IMD

Ainda foram compartilhados números em áreas como: formação, como os atuais 3.191 alunos do Instituto; empreendedorismo, com as mais de 90 empresas credenciadas ao Parque e 23 startups vinculadas à sua incubadora; e projetos em andamento, que proporcionam atualmente 287 bolsas para alunos e 60 para pesquisadores convidados.

O encontro foi concluído com a apresentação do também já tradicional vídeo de fim de ano
do IMD, realizado pelo Assessoria de Comunicação e pelo Setor de Produção Multimídia da unidade acadêmica.