IMD recebe inscrições para evento internacional em Bioinformática

Natal Bioinformatics Forum acontecerá em março deste ano e já conta com 17 palestrantes confirmados
30-01-2023 / ASCOM
Evento BioME

Após promover em 2019 um evento de alcance internacional na área de Bioinformática, o Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), se prepara para lançar a segunda edição do Natal Bioinformatics Forum. O encontro, voltado a pesquisadores, acadêmicos e entusiastas em Biotecnologia, terá como tema “Bioinformática em um Mundo Pós-pandêmico” e está previsto para acontecer nos dias 29 a 31 de março.

A edição deste ano já está com inscrições abertas – que ocorrerão até o dia 19 de março por meio do cadastro on-line neste link. A programação prevê palestras, painéis, apresentação de pôsteres e fóruns para fomentar discussões sobre Bioinformática no contexto atual e perspectivas sobre o futuro desse campo da ciência.

O evento acontecerá entre 10h e 16h30 diariamente – exceto no primeiro dia, quando ocorrerá o registro dos participantes, às 8h30. Toda a programação se dará no hotel Golden Tulip, em Ponta Negra, Natal (RN), e será organizada em diferentes temas, como bioinformática e saúde, Inteligência Artificial (IA), mulheres na ciência, big data, entre outros.

A taxa de registro está dividida em três categorias e valores: R$ 300 para alunos de graduação, R$ 400 para alunos de mestrado ou doutorado e R$ 600 para pós-doutorado e demais profissionais. O evento garantirá desconto de até 20% para quem fizer inscrição em grupos – de cinco a 20 pessoas, oriundas de iniciativas de pesquisa ou outras associações.

Programação

Neste ano, o fórum internacional, em consonância com sua temática geral, promete abordar Bioinformática sob a ótica do contexto socioeconômico atual – marcado pelo período de pós-pandemia de Covid-19.

Para conduzir as apresentações, o Natal Bioinformatics Forum já confirmou a participação de 17 palestrantes, dentre pesquisadores, docentes e acadêmicos, os quais representam instituições internacionais, como as Universidades do Sul da Califórnia, de Veneza e da Califórnia San Diego e a empresa Seqera Labs, empresa de software espanhola.

Já no grupo de instituições nacionais, além da UFRN, estão presentes entidades como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto Butantã, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituição de Ensino Superior em Campinas (Unicamp), entre outras.

Dentre os palestrantes, está o diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão, o qual participará de um fórum sobre empreendedorismo ao lado da professora Lucymara Agnez Lima (UFRN) e de Marcel Ribeiro-Dantas (Seqera Labs). Os debates acontecerão no dia 29, a partir das 15h15.

Além dessa, a programação também prevê um simpósio sobre Bioinformática e Inteligência Artificial (IA), que acontecerá às 11h do segundo dia de evento, além de aulas técnicas e amostras científicas.

A programação completa do evento está disponível no link.