Solenidade no IMD marca início de novas parcerias com Secretaria de Saúde do RN

SESAP e UFRN assinaram convênios de projetos tecnológicos em evento nesta terça-feira, 7
08-02-2023 / ASCOM
Evento Parceria

O Instituto Metrópole Digital (IMD) sediou, na tarde de ontem, a oficialização da mais nova parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap/RN). Dentre as ações contempladas no convênio assinado entre os dois órgãos, está prevista a implantação da plataforma SigSaúde em quatro unidades de saúde do estado.

O evento aconteceu às 14h, no auditório do IMD, e marcou a primeira expansão do SigSaúde – ferramenta digital de gestão na área de saúde desenvolvida no âmbito do Instituto – que já funciona em 18 unidades dessa área na UFRN e que também passará a ser utilizada no Hemonorte, na Policlínica de Caicó (RN), no Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA) e no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). A implantação do sistema deve ser realizada já nos próximos dois meses.

Além do SigSaúde, a solenidade também marcou a assinatura de um segundo convênio entre UFRN e a Sesap, aplicado ao Hospital Geral Dr. João Machado. Nessa unidade será implantada a tecnologia Business Process Management (BPM) e a metodologia Multi-Criteria Decision Analysis (MCDA), ambas para sistematizar e facilitar processos organizacionais do hospital.

Para a realização dos dois acordos é prevista a participação de profissionais da área de Engenharia de Produção da UFRN – liderados pelo professor Ricardo Pires, além de grupos de trabalho organizados no âmbito do IMD, no caso do SigSaúde.

Solenidade

Estiveram presentes na solenidade o reitor da UFRN, professor Daniel Diniz, o diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, o secretário da Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, dentre outros gestores e colaboradores ligados à Universidade e à Secretaria.

Na ocasião, o reitor da Universidade aproveitou para relembrar o início do desenvolvimento do SigSaúde e parabenizou todos os envolvidos. “O sistema é fruto de parcerias com várias unidades, várias mãos contribuíram para a criação do SigSaúde, dentre elas, as dos colaboradores do Instituto de Medicina Tropical e do Centro de Ciências da Saúde. Hoje, temos uma ferramenta muito bonita e com um potencial enorme para promover ganhos muito grandes para a sociedade de todo o Brasil”, destaca o reitor.

Já o professor Ivonildo Rêgo aproveitou o espaço para comentar como a missão do IMD – que é fomentar o desenvolvimento de um polo de TI para o RN – contribui para o fortalecimento de ações científicas aplicadas ao contexto sanitário.

“O IMD tem um longo período de colaborações firmadas com a Sesap e essas parcerias têm gerado bons frutos para a saúde pública. Hoje trabalhamos com diversas entidades justamente para levar o conhecimento da Universidade para a sociedade, na forma de produtos, tecnologias, competitividade e melhorias para o serviço público”, comentou o diretor.

Sobre esse aspecto, o Cipriano Maia complementou: “quando assumi a Secretaria, buscamos conhecer projetos conduzidos por instituições de ensino e pesquisa e estudamos possíveis parcerias. Hoje, assinar esse convênio é um momento bastante sigificativo, porque já temos ganhos importantes na área tecnológica e esperamos melhorar ainda mais”.

Oportunidades

Segundo o diretor de TI do IMD e coordenador de desenvolvimento do Sigsaúde, professor Itamir Barroca, a assinatura do convênio com a Sesap representa uma série de oportunidades para a expansão do SigSaúde em outros estados do Brasil.

“A gente espera que essa nova parceria promova ainda mais implantações dentro e fora do RN. Sabemos que muitas unidades de outros estados não têm sistemas que apoiem a gestão e continuam usando planilhas ou papel para a execução dos trabalhos. Uma experiência de implantação bem-sucedida aqui vai abrir novas possibilidades junto a essas outras instituições do país”, comenta Barroca.

O vínculo entre IMD e Sesap existe há anos e foi especialmente fortalecido após a pandemia de Covid-19, período em que foram conduzidos projetos que contemplaram soluções para gerenciamento de leitos de UTI, contratação de recursos humanos em Saúde, gerenciamento de dados epidemiológicos, entre outros.

“Encontramos um ambiente bastante favorável junto à Sesap para a implantação de projetos de inovação, o que contribuiu para fazermos mais pela saúde do nosso estado”, comenta Ivonildo Rêgo.

SigSaúde

Plataforma utilizada por 18 unidades de Saúde da UFRN – dentre elas o Instituto de Medicina Tropical (IMT) e a Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa) – o SigSaúde foi criado em 2018 com o propósito de utilizar tecnologia na execução de serviços como registro de pacientes, marcação de consultas, triagem de pessoas, entre outros.

O sistema já computou mais de 50 mil procedimentos, entre agendamentos e atendimentos de pacientes, e contempla ações em 344 especialidades – tanto médicas como de outras áreas, como psicologia, fisioterapia e odontologia.

“Todo o processo de quantificação das informações possibilita a geração de indicadores importantes que ajudam na tomada de decisão das autoridades. É possível saber, por exemplo, quantos atendimentos foram feitos e as especialidades mais demandadas, o que ajuda, inclusive, na alocação de profissionais”, comenta Itamir Barroca.

Já para os pacientes, o gerenciamento e armazenamento de dados clínicos na plataforma possibilita um atendimento mais personalizado, o que evita imprecisões e perda de informações importantes para o tratamento em Saúde.