IMD e Neoenergia Cosern apresentam projetos criados em Laboratório de Inovação

Estudantes da UFRN desenvolveram soluções para problemas reais do dia a dia da distribuidora
27-04-2023 / ASCOM
Evento Inovação

Texto: Neoenergia Cosern/Assessoria IMD
Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e a empresa Neoenergia Cosern apresentaram nesta quarta-feira (26) oito projetos desenvolvidos pelo “LABs Neoenergia”, um laboratório de inovação criado pelas duas instituições em abril de 2022 com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de soluções para problemas reais da distribuidora.

O projeto foi coordenado e executado pelo Departamento de Projetos Ágeis e Gestão da Mudança, da Diretoria de Processos e Tecnologia da Neoenergia, e envolveu mais de 20 colaboradores das duas instituições, incluindo 10 estudantes bolsistas das áreas de desenvolvimento de software, Ciência de Dados e Design, selecionados a partir de projeto criado pelo IMD. Esses estudantes se relacionaram diretamente com o Grupo de Trabalho de Inovação da Neoenergia Cosern.

“Fiquei extramente feliz com os resultados dessa parceria com uma instituição tão importante como a UFRN”, declarou Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern. “Os trabalhos apresentados pelos estudantes são a materialização de soluções que geram eficiência, uma diretriz que faz parte do dia da dia da nossa empresa”, complementou.

Para o diretor-geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, a experiência resultante do projeto desenvolvido junto à Neoenergia faz parte da essência do Instituto, voltado para a inovação e o empreendedorismo na área de Tecnologia da Informação. “Hoje é um dia da celebração de um esforço que durou um ano e que, com certeza, vai gerar novos frutos entre os estudantes”, comentou.

A coordenadora do projeto acadêmico, professora Anna Giselle Câmara, relembrou que a ideia da parceria começou a ser esboçada a partir de um hackathon (maratona de programação) realizado em 2019 no IMD em parceria com a Neoenergia. “O evento consistiu-se em uma competição entre estudantes da universidade em uma maratona interdisciplinar, que tinha como objetivo desenvolver projetos relacionados à energia eólica e à distribuição de energia elétrica, criando aplicativos e protótipos funcionais”, explicou a professora.

Fizeram parte da cerimônia de apresentação dos projetos, além de Ivonildo Rêgo e da professora Anna Giselle, os docentes Leonardo Bezerra, Nelson Oliveira e Sílvia Maria Maia, do IMD; e também Cesimar Xavier, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Da parte da Neoenergia Cosern, estiveram presentes, além da diretora-presidente, Fabiana Lopes; os superintendentes Osvaldo Tavares, de Serviços Técnicos; Luiz José Queiroz, de Operações; Júlio Giraldi, de Relacionamento com Clientes; o diretor de Processos e Tecnologia da Neoenergia, Heron Fontana; o superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Neoenergia, Francisco Carvalho; o superintendente de Processos e Tecnologia da Neoenergia, Carlos Eduardo Ferreira Soares.