Evento sobre tecnologias educacionais reúne professores interessados em inovação

O seminário foi dinâmico e contou com várias participações especiais
26-09-2017 / ASCOM
Evento

O Instituto Metrópole Digital da UFRN recebeu no último sábado, 23, a edição Natal do Amplifica, um seminário itinerante para professores e interessados em Tecnologia Educacional, que aborda as possibilidades de inovar em sala de aula. As Google Innovators Carla Arena e Samara Brito, criadoras do projeto, fizeram a abertura do evento e estiveram à disposição dos participantes durante todo o dia para discutir sobre práticas pedagógicas.

O seminário foi muito dinâmico e contou com várias participações especiais. A primeira delas foi de Rodrigo Vale, Gerente de Programas Sênior do Google com foco em Projetos Educacionais. Ele apresentou os 4 princípios do Google para o uso de tecnologia no processo de aprendizagem, além de um panorama geral do Google For Education e das possibilidades de utilizar essa plataforma em sala de aula.

O Amplifica busca provocar os professores a inovar e para isso criou o momento “Ideias Inspiradoras”. Ele foi dividido em três partes: Educação Pública e Tecnologia - Uma realidade possível?;  E se eu te disser que é possível mudar tudo?;  e Luz, câmera, (Educ)ação. Destaque para esse último, com a participação de dois famosos professores e youtubers Ivys Urquiza, do Física Total, e Rafael Procópio, do Matemática Rio, falando como EDUtubers podem revolucionar a educação.

A tarde foi dedicada às atividades práticas. Os participantes foram divididos em grupos de 20 ou 25 pessoas e se revezaram em workshops com os Google Innovators. Os temas foram os mais diversos: Google Forms - Educação personalizada: criando trilhas de aprendizagem; G-Suite: Colaboração Online na Prática!; Google Sites - Um espaço virtual para os seus projetos reais; Google Fotos - Fotografia na sala de aula?; O Uso Criativo de Gifs na Sala de Aula; entre outros.

Com o foco no aluno, na prática docente e na gestão escolar, a intenção do Amplifica é demonstrar e inspirar práticas de ensino que estimulam o raciocínio crítico, a criatividade, o espírito curioso, a capacidade de trabalho em equipe, e, principalmente, o desejo do aprendizado contínuo pelos alunos e professores. E também aproximar gestores de soluções digitais que podem facilitar sua rotina.