IMD sedia evento para divulgar bolsas de mestrado no Reino Unido

Bolsas podem ser destinadas a qualquer área e cobrem despesas como passagem e custo de vida
11-08-2023 / ASCOM
Bolsa Internacionalização

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediará, na próxima terça-feira (15), um evento para divulgar o programa internacional Chevening Scholarships. A iniciativa oferece bolsas de estudo para pessoas interessadas em cursar mestrado no Reino Unido em qualquer área de conhecimento.

O evento acontecerá às 19h, na sala B206 e será totalmente aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia para participar. O objetivo de sua realização é incentivar a participação de potiguares no programa – cujas inscrições serão abertas neste mês. Anualmente, o programa seleciona 1,5 mil estudantes de 160 países diferentes.

No encontro, os participantes poderão sanar dúvidas sobre o processo seletivo e também serão apresentados a experiências e dicas para aumentar as chances de sucesso na seletiva. Conduzirão o evento Lourenço Capriglione e Carolline Querino, ambos brasileiros e ex-bolsistas do programa.

Todos os anos o programa seleciona cerca de 50 brasileiros, cujas bolsas recebidas cobrem tarifas universitárias, passagens aéreas, visto e uma ajuda de custo mensal, que costuma ser suficiente para viver no país. Candidatos potiguares já foram selecionados nas edições anteriores do programa.

Esse será o segundo evento de divulgação do Chevening Scholarships na UFRN neste ano, tendo primeiro acontecido em julho, na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). Evento semelhante também já aconteceu no IMD em 2016 quando foram apresentadas as oportunidades das bolsas pela primeira vez à comunidade do Instituto.

Chevening Scholarships

Maior programa de bolsas de estudo do Reino Unido, a Chevening Scholarships abrange diferentes instituições de ensino dos países europeus, como as universidades de Oxford e de Cambridge.

Com uma comunidade internacional de ex-bolsistas Chevening que já ultrapassa 50 mil pessoas, o programa é direcionado a profissionais que demonstram potencial para inspirar, informar e influenciar mudanças positivas no seu país de origem.

Além disso, para participar da iniciativa, é necessário saber se comunicar em inglês, ter diploma de graduação e experiência profissional mínima de dois anos, sendo válidos trabalhos voluntários.

Durante a seleção, os interessados também devem demonstrar habilidades de liderança e networking e ter um plano de carreira em mente, o qual servirá de base para o candidato evidenciar como o programa de mestrado deverá apoiá-lo a atingir seus objetivos.

Após a conclusão do programa, os participantes devem voltar ao Brasil e passar, no mínimo, dois anos. Segundo o professor do IMD Leonardo Bezerra, essa característica demonstra-se inclusive como uma oportunidade dos ex-bolsistas ingressarem em curso de doutorado.

Mais informações estão disponíveis no site.