Curso do IMD oferece programação para jovens com altas habilidades em TI

Encontro encerra processo de seleção de novos alunos do Talento Metrópole
16-08-2023 / ASCOM
Evento Talento Metrópole

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) encerrou, na última sexta-feira (11), a mais recente edição do Curso de Inverno do Talento Metrópole, programa que auxilia a formação acadêmica e o desenvolvimento de jovens com altas habilidades cognitivas/ superdotação em TI. Além de fornecer uma semana de aprendizado e despertar o interesse de jovens por tecnologia, o Curso também encerra a seleção para a nova turma do Talento neste ano.

Nesta edição, o evento contou com a participação de 43 alunos, dentre eles nove meninas, matriculados em escolas públicas e privadas da Grande Natal. Durante os sete dias de programação, os participantes foram envolvidos em diferentes atividades que, neste ano, abordaram a temática central de jogos de mesa (games on board) aplicados ao contexto de mudanças climáticas.

Para isso, foram conduzidas tarefas como oficinas de processo criativo e atividades com Arduino, além de uma série de discussões acerca do que são jogos, jogabilidade, entre outros assuntos que envolvem tanto o mundo dos games como tecnologia.

"Nesta edição do Curso do Inveno, o objetivo maior foi o desenvolvimento de um jogo analógico. Para tanto, foram formadas equipes que participaram de oficinas e que apresentaram jogos contruídos com diversos materiais, incorpordando a esses games alguns elementos produzidos com Arduino e Lego", conta Izabel Hazin, coordenadora do Talento Metrópole.

Neste ano, a ação foi coordenada pelos professores do IMD André Brito, Alyson Souza e Iris Pimenta, além de discentes do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

Novos alunos

Concluído o Curso, os alunos selecionados para o Talento Metrópole devem começar suas atividades a partir das próximas semanas e desempenharão atividades variadas – desde a participação de disciplinas do programa até atividades complementares, como discussão de filmes, visitas técnicas, tarefas para desenvolvimento de pensamento científico, seminários, entre outros.

O processo de identificação para ingresso no programa ocorre em duas etapas diferentes. A primeira consiste em uma avaliação de competências e habilidades cognitivas, a partir da aplicação de teste de prospecção, realizado presencialmente no IMD.

Somente os candidatos com as maiores notas obtidas na primeira fase foram conduzidos para o Curso de Inverno, o qual marca o encerramento do processo. Durante o evento, a equipe do Talento avalia uma série de aspectos, como interação com equipe, colaboração, engajamento com as tarefas propostas, motivação e criatividade.

Talento Metrópole

Conduzido há mais de sete anos no IMD, o Talento Metrópole atende atualmente estudantes que estão cursando tanto o Ensino Fundamental (7°, 8º e 9º ano) como o Ensino Médio.

Uma vez no programa, o jovem é acompanhado por um tutor (professor pesquisador da UFRN), junto ao qual desenvolve um plano individual de trabalho, considerando interesses, habilidades e competências do aluno.

Além disso, o estudante dispõe de toda a infraestrutura do IMD, sendo assistido por equipe especializada constituída por psicólogos, pedagogos e assistente social.

Mais informações estão disponíveis no site.