IMD convida pesquisadores de renome internacional para palestras sobre tecnologias educacionais

Promovida pelo PPgITE, 26ª TISE recebe trabalhos em 44 temas diferentes de Informática na Educação
23-08-2023 / ASCOM
Evento PPGITE

O Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) confirmou a presença de palestrantes de renome nacional e internacional para a sua 26ª Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE). O encontro promete reunir profissionais do mundo inteiro para três dias de debates sobre os avanços da tecnologia aplicada à área da Educação.

Programado para os dias 29 de novembro e 1º de dezembro na sede do Sebrae/RN, em Natal, o evento contará com a presença de profissionais do Uruguai, Estados Unidos, Chile e Portugal, além de brasileiros com destaque no campo da Informática para Educação no país.

“É uma oportunidade para quem deseja criar networking internacional. Contaremos com a participação de estudiosos, docentes e pesquisadores de diferentes países, especialmente da América Latina e também da Europa. É uma perspectiva bastante interessante de troca de experiências com pessoas de todo o mundo”, comenta Dennys Leite, professor do IMD envolvido na organização do evento.

Dentre os convidados, confirmou presença no evento a professora Ana Paula Gaspar, brasileira que foi considerada uma das mulheres mais influentes na área de inovação educacional no país, já tendo participado do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEBS) e outros grupos nacionais do campo.

Outro participante da Conferência é o pesquisador norte-americano David Cavallo, referência mundial quando o assunto é informática na educação e promotor de projetos na área de inclusão digital.

Além deles, o evento também contará com a participação da professora Ana Laura Rivoir (Uruguai) – envolvida com projetos de tecnologias para inclusão digital na área da Educação; Célia Sousa (Portugal), pesquisadora da área de Tecnologias de Apoio e Comunicação Aumentativa; Jaime Sánchez (Chile); e os docentes da UFRN Isabel Nunes, Apuena Gomes e Flávia Viana.

Mais informações sobre os participantes podem ser conferidas no perfil da TISE no Instagram.

Segundo sua programação preliminar, a TISE será composta por momentos como mesa-redonda e retangular, palestras, apresentações de estudos, entre outros. Os debates tratarão de temas como inclusão, acessibilidade digital, equidade na integração de tecnologias para aprendizagem, entre outros assuntos.

O encontro internacional é uma medida tomada pelo PPgITE para expandir, a nível global, suas ações científicas. Para isso, a pós-graduação do IMD conta com o apoio das Pró-Reitorias de Pós-Graduação (PPG/UFRN) e de Extensão (Proex/UFRN).

Inscrições de trabalhos

Direcionados para pesquisadores, docentes e estudantes da área, a 26ª TISE recebe artigos científicos completos e resumidos, além de softwares de tecnologia educacional. Os interessados em participar e ter seus trabalhos apresentados na Conferência têm até o dia 5 de setembro para realizar a submissão, por meio da plataforma EasyChair.

Dentre as principais temáticas elencadas para o evento, a conferência prevê a aceitação de trabalhos e estudos variados, que podem versar sobre mais de 40 assuntos diferentes, dentre eles Inteligência Artificial na educação, Experiência do Usuário (UX), Massive Open Online Courses (MOOCs), entre outros.

Para a submissão de trabalhos, os interessados devem se atentar ao template dos anais da Conferência. A exibição de estudos científicos acontecerá durante os três dias de eventos.

TISE

Com caráter multidisciplinar, a TISE também é reconhecida por ser direcionada não apenas a profissionais e pesquisadores de Tecnologia, mas também de áreas como Engenharia de Software, Educação, Interação Humano-Computador, Psicologia Educacional, Design, Telecomunicações, entre outras.

Além das nações representadas pelos palestrantes, a coordenação da TISE aguarda a participação de profissionais oriundos de outras localidades, como Argentina, países do continente africano, Peru, Colômbia e Espanha.

Nessa perspectiva, o encontro também serve de palco para uma série de atividades e projetos conduzidos por professores e alunos do PPgITE, no sentido de ampliar o alcance do trabalho científico produzido no Instituto.

Mais informações sobre a TISE estão disponíveis no site do evento.