IMD prorroga prazo de submissão de trabalhos para conferência internacional

Prazo é até o dia 17. TISE recebe artigos completos e resumidos, além de softwares para Educação
05-09-2023 / ASCOM
Evento Pesquisa

O Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/IMD) revogou o prazo para inscrição de trabalhos científicos a serem apresentados na 26ª Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE). Os interessados têm agora até o dia 17 para submeterem artigos, produzidos nos formatos completos ou resumidos, além de softwares de tecnologia educacional.

Com a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional, a 26ª TISE consiste em uma oportunidade para pesquisadores, docentes e estudantes exporem seus trabalhos em informática aplicada à Educação e, com isso, ampliarem o alcance de ações científicas a nível global.

“É uma oportunidade para quem deseja criar networking internacional. Contaremos com a participação de estudiosos, docentes e pesquisadores de diferentes países, especialmente da América Latina e também da Europa. É uma perspectiva bastante interessante de troca de experiências com pessoas de todo o mundo”, comenta Dennys Leite, professor do IMD envolvido na organização do evento.

A exibição dos estudos científicos acontecerá durante todos os três dias da TISE – 29 de novembro a 1º de dezembro – e, nesta edição, a Conferência recebe trabalhos que podem versar sobre mais de 40 assuntos diferentes, dentre eles Inteligência Artificial na educação, Experiência do Usuário (UX), Massive Open Online Courses (MOOCs), entre outros.

O encontro também servirá de palco para uma série de atividades e projetos conduzidos por professores e alunos do PPgITE, no sentido de ampliar o alcance do trabalho científico produzido no Instituto. Para isso, a pós-graduação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) conta com o apoio das Pró-Reitorias de Pós-Graduação (PPG/UFRN) e de Extensão (Proex/UFRN).

Diferentes nacionalidades

O encontro promete reunir profissionais do mundo inteiro para três dias de debates sobre os avanços da tecnologia aplicada à área da Educação. São esperados profissionais de diferentes nacionalidades, como Argentina, países do continente africano, Peru, Colômbia e Espanha.

A amplitude internacional também acontece por meio dos próprios palestrantes confirmados para a Conferência, dentre eles a professora Ana Laura Rivoir (Uruguai) – envolvida com projetos de tecnologias para inclusão digital na área da Educação; Célia Sousa (Portugal), pesquisadora da área de Tecnologias de Apoio e Comunicação Aumentativa; e Jaime Sánchez (Chile), professor de Tecnologias de Aprendizagem e Interação Humano- Computador.

Outro participante internacional da TISE é o pesquisador norte-americano David Cavallo, referência mundial quando o assunto é informática na educação e promotor de projetos na área de inclusão digital.

A nível nacional, o evento também confirmou a presença da professora Ana Paula Gaspar, brasileira que foi considerada uma das mulheres mais influentes na área de inovação educacional no país, além das professoras da UFRN Isabel Nunes, Apuena Gomes e Flávia Viana.

Mais informações sobre os participantes podem ser conferidas no perfil da TISE no Instagram.

Programação

Segundo sua programação preliminar, a TISE será composta por momentos como mesa-redonda e retangular, palestras, apresentações de estudos, entre outros. Os debates tratarão de temas como inclusão, acessibilidade digital, equidade na integração de tecnologias para aprendizagem, entre outros assuntos.

Com caráter multidisciplinar, a TISE também é reconhecida por ser direcionada não apenas a profissionais e pesquisadores de Tecnologia, mas também de áreas como Engenharia de Software, Educação, Interação Humano-Computador, Psicologia Educacional, Design, Telecomunicações, entre outras.

Mais informações sobre a TISE estão disponíveis no site do evento.