Residência de TI apresenta tecnologias inovadoras desenvolvidas para JFRN

I Encontro de Laboratoristas da JF5 em Rede marca encerramento de turma de residência junto ao órgão
20-10-2023 / ASCOM
Evento Residência

Com apresentação de soluções tecnológicas inovadoras, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) participou, na manhã de quinta-feira, 19, o I Encontro de Laboratoristas da JF5 em Rede – que marcou o encerramento da turma de Residência de Tecnologia da Informação (TI) do IMD junto à Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN).

Durante o evento, que ocorreu na sede JFRN, foram apresentados detalhes sobre programa de Residência, bem como uma série de projetos que inovaram o trabalho da JFRN, organizados em três categorias principais: Business Intelligence & Analytics (BI&A), Desenvolvimento de Software e Infraestrutura.

Na primeira categoria, as soluções comentadas foram as de análise de atendimento ao público via WhatsApp, com métricas de desempenho e identificação de perfil de atendimento; o Nísia Chatbot – assistente virtual e consultor de processos jurídicos – e o projeto Triagem de Perícias, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para analisar petições e recomendar a necessidade de perícias segundo a demanda do usuário.

Já na categoria de Desenvolvimento de Software, foi apresentado o Acesso Fácil, um sistema de atermação online (ingressos com processos ou pedidos iniciais sem auxílio de advogados) que permite aos cidadãos ajuizar processos sem sair de casa.

Ainda nesse segmento, outros projetos foram apresentados, como o site do laboratório de inovação da JFRN, o Labi9, – o qual reúne informações sobre todas as atividades desenvolvidas por lá – e o Hígia, sistema especializado na emissão de quesitações (ou perguntas) customizadas para peritos, cuja funcionalidade auxilia o trabalho de júris.

Por fim, na área de Infraestrutura, foi apresentado o projeto DevOps, o qual integrou o desenvolvimento e implantação de sistemas na JFRN, e o Dashboard para Análise de Atendimentos, que aprimorou o estudo e a visualização de dados.

Além dos projetos, o evento ainda contou com a apresentação do desembargador federal Leonardo Rezende, que discutiu sobre a importância da inovação no meio jurídico, e da jornalista Aline Castro, que conduziu uma palestra sobre comunicação pública e estratégias eficazes para divulgação de órgãos públicos em meio à sociedade.

Residência

Iniciada em 2021, a turma de Residência em TI feita junto à JFRN contou com cerca de 12 alunos, que conduziram suas atividades remotamente, sob coordenação da professora da UFRN, Thaís Batista.

Ao longo desses dois anos, a turma contribuiu para a inovação em diferentes áreas do órgão de Justiça, especialmente nos campos da infraestrutura interna e atendimento ao público externo.

Inspirada no modelo de residência médica, a Residência em TI do IMD se constitui em uma pós-graduação lato sensu com duração de 18 meses e carga horária dividida entre atividades práticas e aquelas voltadas à teoria.

Dentre os órgãos e instituições que mantém turmas da Residência por meio de parcerias, estão o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Mais informações estão disponíveis no site.