Diretor do Metrópole Parque participa de fórum estadual de inovação

Evento reuniu representantes de instituições públicas e privadas atuantes na Ciência e Tecnologia
23-10-2023 / ASCOM
Evento

O diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), Rodrigo Romão, participou do 1º Fórum Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (1º FECTI) na última sexta-feira, 20. O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e Romão integrou a mesa redonda Atores do Ecossistema Local, que tratou do tema O que temos de fato e onde queremos chegar - Pontos fortes do RN.

Na ocasião, o diretor do Metrópole Parque apresentou o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e o próprio Parque, discorrendo sobre sua estrutura, números e ações desenvolvidas voltadas ao ensino, pesquisa, extensão e tecnologia.

Ele também reforçou o crescimento do IMD nos últimos anos, com a chegada de parcerias e investimentos de grandes empresas nacionais e internacionais, além das atividades do Instituto como uma unidade local Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a entidade é voltada ao fomento tecnológico do setor de manufatura no Brasil.

Quero mostrar a vocês a nossa missão: promover conexões. A ideia dessas conexões é que elas transformem conhecimento em inovação", destacou Rodrigo Romão. Mediada pela ex-reitora da UFRN e presidente do Conselho Administração do PAX, Angela Paiva Cruz, a mesa redonda também contou com a participação de representantes da Petrobras, IFRN, UFERSA, FIERN, SEBRAE e SENAI.

Fórum

Realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC/RN), o fórum teve como o tema principal O protagonismo da ciência, tecnologia e inovação na transição energética e na qualidade de vida das pessoas.

Para Rodrigo Romão, eventos como o 1º FECTI, que proporcionam espaço para apresentar as ações, potencialidades e conexões do Metrópole Parque e do IMD, são importantes, dentre outras razões, para fortalecer as parcerias com demais instituições, além de funcionarem para dar visibilidade a essas atividades.