Educação e Cidades Inteligentes pautam abertura de workshop da Rede Tisse

Encontro discute soluções de territorialização, inovação e sustentabilidade
27-11-2023 / ASCOM
Evento Smart Metropolis

Como prover soluções e vencer desafios na promoção de educação nas chamadas Cidades Inteligentes? Esse foi o mote que pautou a palestra que abriu o V Workshop da Rede TISSE: Territórios Inteligentes e Sustentáveis no âmbito Social e Educativo, que acontece no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) até a próxima quarta-feira (29).

A apresentação, que aconteceu na manhã de hoje (27) no auditório do IMD, foi conduzida pela professora do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN) Thaís Batista e teve como objetivo apresentar toda a complexidade de se criar soluções robustas, capazes de tornar um ambiente urbano – marcado por desafios em segurança, educação pública, tráfego e outras áreas –, em um espaço conectado, com aplicações que facilitem a vida dos cidadãos.

Essa temática de territorialização e tecnologia dá, inclusive, a tônica para todas as apresentações da TISSE, que, nesta edição, trata de iniciativas de territorialização, inovação e sustentabilidade na reconfiguração inteligentes de políticas públicas socioeducacionais.

Com a participação de pesquisadores, docentes, alunos e representantes de diferentes instituições de ensino e pesquisa, o Workshop tem como principal objetivo desenvolver estudos no intuito de fomentar comportamentos a partir de indicadores de vulnerabilidade sociais, educacionais e territoriais.

Para isso, os trabalhos abordam eixos temáticos diferentes: vulnerabilidades territoriais, apropriação de conhecimento e aprendizagens tecno-pedagógicas digitais para educação básica, potencialização de gestão de território, entre outros.

Cidades Inteligentes

Em sua apresentação, a docente Thaís Batista pontuou e detalhou cada desafio envolvido no desenvolvimento de Cidades Inteligentes. É preciso, segundo a professora, a criação de plataformas tecnológicas capazes de tornar ambientes complexos, como grandes capitais, em espaço integrado, cujos dados e informações são capazes de melhorar diferentes aspectos na vida dos cidadãos, desde o acesso à educação até áreas críticas, como segurança pública.

Para isso, a docente defende que sejam considerados diversos fatores – dentre eles a necessidade de se criar ecossistemas de inovação que reúnam academia, governo, empresas e sociedade civil; criação de dispositivos e sistemas de computação com interoperabilidade entre eles; extração inteligente de conhecimento em tempo hábil, entre outros.

“Os desafios computacionais são enormes. Estamos falando de um cenário complexo e diverso, com situações que vão desde o gerenciamento de coisas heterogêneas, como smartphones que coletam dados, até redes que gerenciam o envio desses dados e sistemas computacionais com alta capacidade de processamento”, destaca a docente.

Sobre o âmbito do IMD, por exemplo, Thaís Batista destacou em sua apresentação o desenvolvimento de uma plataforma, chamada SmartGeoLayers, que há anos vem promovendo resultados interessantes no contexto de Cidades Inteligentes.

A plataforma serve de suporte para o desenvolvimento de uma série de iniciativas, como ações de mapeamento do espaço urbano de Natal, o SGeoL Edu – que, por meio de dados de secretarias e do Ministério da Educação (MEC), mapeia a distribuição de escolas na capital potiguar, bem como a moradia dos estudantes de cada instituição –, o projeto Tô de Olho, o qual, durante a pandemia, ajudou no monitoramento de aglomerações, entre outros.

Todas essas ações foram desenvolvidas no âmbito do Smart Metropolis – programa do IMD que desde 2015 desenvolve estudos e ações sobre Cidades Inteligentes e que também agrega a própria Rede TISSE.

Workshop

Com recorrência anual, o V Workshop da Rede TISSE: Territórios Inteligentes e Sustentáveis no âmbito Social e Educativo conta com a participação de pesquisadores de políticas públicas, estudantes, docentes, convidados interessados em ampliar conhecimentos em processos de planejamentos estratégicos, entre outros.

Exemplo dessa diversidade percebe-se na própria lista de convidados a conduzirem as apresentações: docentes como Fábio Kon (USP), Francesc Hernandez (Universidade de Valência), Mariano Enguita (Universidade Complutense de Madrid), Fidel Molina Luque e Paquita Sanvicen (Universidade de Lleida), Antônio Rochette e Luís Alcoforado (Universidade de Coimbra), José Miguel Lameiras (Universidade do Porto) e ainda pesquisadores integrantes do IMD/UFRN, UFPE, UFPB, UNIR, IFRN, Instituto Kennedy/SEEC/RN, SEBRAE-RN, entre outras.

“Trata-se de um momento para reunir pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, gestores de políticas públicas e de Instituições parceiras que apostam no poder transformador da pesquisa científica aplicada como vetor potencializador de soluções inteligentes para demandas territoriais. Assim, espelha uma das metas institucionais do IMD e da UFRN”, comenta a professora Betania Ramalho, coordenadora da Rede TISSE.

Para compor a mesa do evento, foram convidados, além de Ramalho, Maria Aliete Bormann, presidente do Conselho Estadual de Educação do RN, Antônio Rochette, docente do Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra, e o professor do IMD Dennys Leite Maia, coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE).

Ainda nesta segunda-feira (27), o evento conta com apresentações sobre reconfiguração de políticas sociais e educativas na Iberoamérica e aportes de territorialização da Educação.

Toda a programação do workshop, cujas atividades acontecem das 8h30 até 13h30 de cada dia, pode ser conferida no link.