Congresso de Gestão de Desenvolvimento do Produto destaca ecossistema do IMD

Evento de abrangência nacional aconteceu no Instituto entre os dias 22 e 25 de novembro
28-11-2023 / ASCOM
Evento Inovação

Com abrangência nacional, o 14º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto (CBGDP), que aconteceu na semana passada no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), foi um sucesso ao reunir estudantes, empreendedores e docentes de diferentes ecossistemas de inovação para quatro dias de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos técnicos e científicos.

Coordenador local do evento, o professor do IMD Wesley Canedo conta que um dos critérios para sediar o congresso era “mostrar um contexto local de inovação e empreendedorismo borbulhando”. O desafio da organização nesse âmbito, portanto, foi proporcionar uma visão do que já acontece no ecossistema do IMD e do Metrópole Parque e ensejar trocas de experiências e conexões entre atores de diferentes locais do país.

“Foi um esforço de um ano e sete meses de organização do evento, que se consolidou com a presença de expoentes de empresas e instituições que trouxemos para cá. Quando isso aconteceu, o que tivemos foi um ambiente com uma integração que, em muitos aspectos, já vinha sendo trabalhada por nós. Minha percepção é de missão cumprida”, comemora Wesley Canedo.

Professor do IMD Wesley Canedo, organizador do 14º CGDBP

Ele conta que a organização do evento começou com visitas técnicas a empresas locais, para conhecer não apenas os trabalhos que desenvolvem na área de inovação, mas também os desafios a serem superados. A própria definição de três temáticas principais para o congresso – Ecossistemas Inovadores, Transformação Digital e Economia Circular – levou em consideração essa experiência, dentre outros fatores.

E isso também se cristalizou na presença durante o evento de empresas locais que desenvolvem parcerias com o IMD ou com Metrópole Parque, visando ações de inovação. Também foram debatidos projetos que nasceram dentro da disciplina de Empreendedorismo do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do IMD. Nesse último caso, os estudantes foram levados a conhecer a realidade de determinadas empresas e em seguida criar protótipos de soluções a partir de problemas reais.

Premiação

Outra importante participação estudantil foi a premiação recebida por um artigo científico de autoria do aluno do BTI Samuel Dumaresq e do professor Wesley Canedo. Intitulado “Análise do Impacto Econômico de Parque Tecnológico no Âmbito Municipal: estudo de caso do Metrópole Parque em Natal/RN”, o trabalho foi classificado em primeiro lugar na sessão temática de Ecossistemas Empreendedores.

O artigo já recebeu inclusive convite para ser publicado na revista “Product – management e development”. Além de ser aluno do BTI, Samuel Dumaresq se encontra atualmente realizando um intercâmbio, através do Programa de Mobilidade Nacional, na Universidade de Brasília (UnB).