Conferência destaca IMD como polo de informática na educação

Evento internacional organizado pelo PPgITE aconteceu em Natal na semana passada
04-12-2023 / ASCOM
PPgTI

Realizada na semana passada em Natal, a 26ª Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE) foi um sucesso tanto em termos do engajamento acadêmico – local, nacional e internacional –, como de visibilidade da atuação do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e realizador local do evento.

A conferência contou com 51 artigos resumidos, apresentados no formato de pôsteres, e com 27 artigos científicos completos, além de palestras, mesas redondas e 8 softwares educativos. Os trabalhos foram oriundos de todas as regiões do país, além do Chile, Uruguai e Colômbia. O caráter internacional do evento também foi marcado do ponto de vista dos conferencistas, com docentes do Uruguai, Chile e Estados Unidos e Portugal, além do próprio Brasil.

Organizador da conferência e coordenador do PPgITE, o professor Dennys Leite ainda destaca a participação dos estudantes do programa de pós-graduação, tanto no que se refere à organização do evento, como no que diz respeito à apresentação de trabalhos. “Uma das nossas oficinas, por exemplo, a de robótica educacional, foi realizada por estudantes do nosso mestrado”, afirma ele.

Dennys Leite também conta que a participação dos estudantes – não só do PPgITE, mas também do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) e de outros cursos da UFRN – destacou-se pelo reconhecimento da excelência dos trabalhos, o que ocorreu durante a Mostra de Softwares Educativos e Tecnologias Educacionais. Durante essa sessão da conferência, a aluna egressa do PPgITE Cristiane Clébia e o aluno do BTI Francelmo Guimarães, foram classificados, respectivamente, com a terceira e segunda colocações pelos softwares que apresentaram.

“Temos um balanço muito positivo da conferência, tanto pela participação de estudantes e professores do PPgITE – e da visibilidade que isso trouxe para nossa produção científica e técnica – como também pelo o que significou em termos de consolidação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) como um polo de desenvolvimento da informática educacional”, avalia Dennys Leite.

A 26ª Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE) aconteceu após um processo de amadurecimento do PPgITE que incluiu a criação, em 2016, do Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E) e a realização, no ano passado, do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).