Metrópole Parque seleciona novas empresas para incubadora

Programa passa a integrar 34 empreendimentos, que empregam 230 profissionais

Nove startups de Tecnologia da Informação (TI) foram selecionadas para participar do programa de incubação do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque). O ingresso é decorrente do último processo seletivo do polo, aberto para empresas interessadas em amadurecimento, expansão e acesso à estrutura física do maior polo de TI do Rio Grande do Norte (RN).

As startups ingressantes respondem por modelos de negócios inovadores em tecnologia e atuam em diferentes segmentos de mercado, como Biotecnologia, E-commerce, Saúde, Recursos Humanos, Comércio, Contabilidade e Internet das Coisas. Com a assinatura do contrato, as nove startups podem iniciar sua associação já neste mês, cujo vínculo pode durar de 18 meses (para o programa de pré-incubação) a até quatro anos (incubação).

As diferentes modalidades de associação são pensadas para negócios em diferentes estágios de amadurecimento. A pré-incubação, por exemplo, é direcionada para startups (ou mesmo projetos) com protótipo funcional com potencial de se tornar um negócio de TI. Já a incubação é voltada para negócios com produtos ou serviços já em fase de comercialização e que almejam ampliar sua atuação no mercado.

Em ambos os programas, os empreendedores inseridos na incubadora têm acesso a diferentes benefícios, como assessorias especializadas, capacitações para empreendedores, serviços de comunicação, acesso a Data Center, entre outras vantagens.

"Estamos empolgados com essa parceria, que é um reconhecimento do nosso potencial. No IMD, teremos acesso a uma infraestrutura de ponta e ao conhecimento de especialistas, o que nos permitirá acelerar ainda mais o desenvolvimento e o crescimento da nossa empresa", comemora Diego Andrade, CEO da Maano, startup especializada em processos empresariais.

Além dessa, outras sete startups marcaram seu ingresso na incubadora. São elas: Microciclo Biotecnologia, EcommerceHub, Exercitium, DOSIFY, Tudo no Alecrim, Strategi e Cactus Soft. A incubadora ainda celebrou a renovação do contrato da HUBBI, empresa do setor automotivo já sediada no Metrópole Parque.

O Metrópole Parque sediará, no dia 8 de março, um evento de boas vindas para as empresas, para tanto comemorar a aprovação como apresentar detalhes sobre a incubadora. O evento deve acontecer às 14h, na sala B206.

Números da incubadora

Com o ingresso dos oito empreendimentos, a incubadora do Metrópole Parque abrange agora um total de 34 startups, atuantes em segmentos diversos – de perfis generalistas até áreas específicas, como Bioinformática.

A participação de empresas de tecnologia em incubadoras como a do Metrópole Parque tem surtido efeitos positivos no mercado de trabalho, especialmente no que diz respeito a postos de emprego. No âmbito do programa, por exemplo, são cerca de 230 profissionais empregados, responsáveis por conduzir negócios que já ultrapassaram a marca de milhões em faturamento.

Junto a elas, outras empresas que não estão associadas à incubadora, mas fazem parte do ecossistema do Metrópole Parque como credenciadas, aumentam esse total de empregos para 2,7 mil postos de trabalho qualificados.

Sem contar com as empresas da incubadora, ao todo, são 113 empresas associadas ao polo – quatro delas categorizadas como credenciadas residentes (que não são incubadas, mas estão sediadas fisicamente no IMD).

Até o momento, a incubadora do Parque já atendeu mais de 200 projetos e hoje conta com modelos de associação tanto presencial, quando as empresas funcionam presencialmente na sede do IMD, como remotamente.

Além disso, as empresas de tecnologia incubadas no Metrópole Parque são responsáveis por alcançar destaques recorrentes em programas e seleções de nível nacional. Exemplo disso são as premiações no Top Open Startups 2023 e no Startup Awards, além das seleções em editais de fomento, como o Fundeci, Catalisa ICT, entre outros.