Workshop anual do nPITI será realizado na próxima sexta-feira

Evento vai discutir a Inovação na Indústria, contando com programação ao longo de todo o dia
06-05-2024 / ASCOM
nPITI

O Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologias da Informação (nPITI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), vai realizar na próxima sexta-feira, 10, a partir das 8h30, o seu novo workshop anual, cujo temática será a de Inovação na Indústria.

O evento reúne os projetos e iniciativas mais recentes do nPITI, com o intuito de apresentá-los à sociedade. Desse modo, os participantes poderão conhecer pesquisas em áreas como Inteligência Artificial (IA), Supercomputação, Prototipagem e Internet das Coisas, além de participar de visitas às instalações do Núcleo.

Para participar do encontro, não é necessário fazer inscrição
prévia. O IX Workshop do nPITI acontecerá presencialmente na sede do Núcleo, localizada no campus central da UFRN, próximo à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN).

Indústria

Segundo o docente Aquiles Burlamaqui, professor da ECT e organizador do evento, a escolha pela temática de aplicações na indústria se deu principalmente pela atuação dos laboratórios ao longo dos últimos meses.

Temos diversas iniciativas acontecendo no nPITI feitas em parceria com a indústria, que abrangem, por exemplo, áreas como Internet das Coisas, prototipagem, IA e Supercomputação. Então a ideia é fazer a divulgação de nossas ações mais recentes para um público tanto de dentro como de fora da UFRN”, comenta Burlamaqui.

Além disso, o evento também visa a prospecção de novos parceiros junto ao setor produtivo, visto que muitas das tecnologias desenvolvidas no nPITI podem resultar em produtos e serviços para indústria.

Programação

O Workshop conta com programação ao longo de todo o dia, desde às 8h30 até as 18h. No período da manhã, a mesa de abertura contará com apresentações do diretor e do vice-diretor do IMD, José Ivonildo do Rêgo e Adrião Duarte, além do professor Aquiles Burlamaqui. Também serão realizados dois painéis temáticos, com representações de laboratórios do nPITI.

Já no período da tarde, o
encontro contará com uma visita ao recém inaugurado Leading Advanced Technology Center of Excellence (LANCE), centro de excelência em tecnologias avançadas, sediado no nPITI e criado através de parceria público/privada. Nele serão desenvolvidas pequisas em áreas como Redes Móveis (5G e 6G), Aplicações Inteligentes e Imersivas, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas.

Os
participantes do workshop também poderão participar de oficinas conduzidas pelos laboratórios do nPITI. Ao final, o encontro contará com um momento cultural para confraternização.

Todas essas atividades serão conduzidas por docentes da ECT, Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA), IMD e Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp).

A programação completa do evento pode ser conferida no
link.