IMD conclui curso de inclusão digital para idosos com celebração junina

Projeto de extensão reúne mais de 110 participantes para celebrar encerramento de 8 turmas
17-06-2024 / ASCOM
Evento ProEIDI

O Projeto de Extensão Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI), iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), encerrou as atividades de suas turmas deste semestre com uma celebração junina no último sábado, 15. O evento, intitulado ProEIDI Conecta, reuniu mais de 110 idosos participantes do projeto e ocorreu no prédio central do IMD, a partir das 8h.

A programação incluiu palestras sobre o combate à utilização criminosa do ciberespaço, gincanas, apresentações das turmas, entrega de certificados, coffee break e outras atividades.

Neste semestre, o projeto ofereceu quatro cursos, totalizando oito turmas. Um dos componentes versou sobre Computação, com aulas sobre o uso do computador, da internet e de outras ferramentas virtuais do dia a dia. Já os cursos Smartphone I e II abordaram temas como o uso do WhatsApp, Instagram, central de controle do celular e outros aplicativos.

Além desses, o ProEIDI também oferece aulas de Pensamento Computacional, o que “tem nos trazido muita alegria, pois ajuda os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas como raciocínio lógico e memória. Hoje, o pensamento computacional é uma exigência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para crianças, devido à sua importância para a vida cotidiana. Estamos mostrando que o mesmo vale para os idosos”, comenta Isabel Dillmann Nunes, professora responsável pelo projeto.

As aulas contam com exercícios desplugados que trabalham os quatro pilatres do Pensamento Computacional (abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmos), seguindo para tarefas de programação com a linguagem Égua, de composição simples, em português e com foco educacional.

Hoje, o ProEIDI atende pessoas com mais de 60 anos de idade, público que comumente apresenta dificuldades em acompanhar as diversas atualizações tecnológicas do mundo moderno. Tal necessidade foi o que motivou os colaboradores do IMD a criarem o projeto.

“O ProEIDI vai muito além da sala de aula. Estamos aqui para devolver a autonomia dos idosos e gerar qualidade de vida”, destaca Nunes.