IMD recebe visita da Finep e apresenta avanços da Rede Potiprot

Rede de laboratórios visa atender mercado com serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação
21-06-2024 / ASCOM
TI Visita nPITI

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu, na última terça-feira, 18, uma visita da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e apresentou uma série de iniciativas institucionais, dentre elas a Rede Potiguar de Prototipagem (Potiprot) e seu conglomerado de laboratórios.

A iniciativa, que contempla espaços de pesquisa e desenvolvimento no Núcleo de Pesquisa e Inovação em TI (nPITI/IMD), tem recebido novos parceiros, bem como tem contratado técnicos especializados e adquirido equipamentos modernos para garantir avanços nas atividades da rede.

Para o professor Luiz Eduardo Leite, coordenador da rede Potiprot, encontros como esse são cruciais para divulgar os resultados e alinhar o planejamento estratégico com demandas sociais.

"Esses encontros são de extrema importância. Primeiramente, permitem a divulgação dos resultados das ações da Potiprot, otimizando seu aproveitamento por interessados. Além disso, oferecem uma oportunidade para ouvir as principais demandas da sociedade, garantindo que nosso planejamento estratégico esteja alinhado a essas necessidades," afirma o docente.

Na reunião, também foram discutidos os resultados obtidos com o financiamento da Finep – aplicado na estrutura atual do IMD e de seu Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).

A visita contou com a presença do superintendente da Finep, André Nunes, e do analista Richard Correa. Também estiveram presentes representantes de entidades parceiras como o SEBRAE e o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX).

Protiprot

Financiada pela Finep, a Rede Potiprot é uma parceria entre o Laboratório de Prototipagem (Protolab/IMD), o Laboratório de Manufatura (Labman/UFRN), o SEBRAE/RN e a FIERN. A ação destina-se a impulsionar o ambiente de inovação em Natal e no estado do Rio Grande do Norte.

Para isso, a rede fornece infraestrutura e suporte técnico para a concepção, desenvolvimento e confecção de protótipos eletromecânicos – dispositivos que combinam componentes para realizar funções específicas, como é o caso de sistemas automatizados, robôs, sensores e atuadores.

Atualmente, a Rede Potiprot busca atrair empresas do mercado para contratar esses serviços de prototipagem, fortalecendo a economia local com tecnologia e soluções inovadoras.