IMD e Departamento de Letras promovem 1º Festival de Humanidades Digitais

Evento acontece entre os dias 29/07 e 02/08 e não é necessário realizar inscrição para participar
24-07-2024 / ASCOM
Evento

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e o Departamento de Letras da UFRN vão promover, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, o 1º Festival de Humanidades Digitais. A proposta é aproximar a Tecnologia Digital e as Ciências Humanas e promover, dentre outros intercâmbios, o uso da TI e da Inteligência Artificial em atividades típicas do campo das Humanidades.

O evento é organizado pelo
s professores César Rennó Costa (IMD) e Mahayana Godoy (Departamento de Letras) e contará com uma série de palestras, tutoriais e mesas redondas conduzidas por pesquisadores oriundos de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras. Os encontros acontecerão nos auditórios do Instituto do Cérebro (ICe) e do Instituto Ágora. Não é necessária inscrição prévia para participar do evento.

Segundo
conta o professor César Rennó, foram convidadas referências acadêmicas de diferentes áreas para conduzirem as apresentações, como é o caso da História, Literatura, Filosofia, Direito, Linguística, Psicologia e Educação, além de importantes pesquisadores da área de Tecnologia da Informação.

Entre os palestrantes convidados estão Pierre Lucena, diretor do Porto Digital (UFPE), professora Aline Villavicencio, diretora do Instituto de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Exeter
(Reino Unido), o professor Thomas Nowotny, chefe do Grupo de Pesquisa em IA da Universidade de Sussex (Reino Unido), e a professora Lillian Hubner, da PUC-RS.

Também participarão professores como Rodrigo Bonaldo (UFSC), Natassja Pugliese (UFRJ), Rodrigo Wilkens (Université Catholique de Louvain), Fernanda Carrera (UFRJ) e Oto Vale (UFSCAR).

O 1º Festival de Humanidades Digital é financiado pela The Royal Society (Reino Unido) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Programação

O evento contará com programação no período da manhã e da tarde, das 9h às 17h. No primeiro dia (segunda-feira), o Festival
abrigará o seminário Educação na Era das Tecnologia Digitais, conduzida por Pierre Lucena – gestor de um dos mais representativos parques tecnológicos do Nordeste, o Porto Digital. No mesmo dia, também acontecerá uma palestra sobre neurocomputação embarcada, com o professor Thomas Nowotny.

Já na terça-feira acontecerão dois seminários, um sobre História e Tecnologia e outro sobre Literatura, Filosofia e Tecnologia. Ambos acontecerão no auditório do Instituto Ágora, com participação de docentes da UFSC, UFRJ, UFRN e UFPE.

Os outros dias do Festival contarão com uma série de seminários,
que promoverão o diálogo entre Tecnologia e as áreas de Linguística, Psicologia, Direito e Comunicação.

Segundo César Rennó, até o dia do evento, mais convidados e apresentações poderão ser acrescidas à programação, cuja lista completa pode ser conferida no
site.