Laboratório de prototipagem do IMD é reformado para expandir oferta de serviços

Localizado no nPITI, ProtoLab funciona hoje como sede da Rede POTIPROT
13-08-2024 / ASCOM
Inovação nPITI

Com o objetivo de aumentar a oferta de serviços de prototipagem para empresas e instituições públicas, o Laboratório de Prototipagem (ProtoLab), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está tendo seu espaço físico ampliado.

Atualmente, o laboratório funciona como sede da Rede Potiguar de Prototipagem (POTIPROT), conjunto de laboratórios que visa impulsionar o ambiente de inovação em Natal e no RN. Nesse contexto, a ampliação do espaço deverá possibilitar a aquisição de novas equipamentos e aumentar o leque de serviços.

Localizado no andar térreo do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI/IMD), hoje o ProtoLab atua com prototipagem 3D, de placas eletrônicas e de componentes mecânicos.

“Agora, com a expansão, vamos aumentar a quantidade de 3D, uma demanda muito recorrente para nós”, comenta Heitor Florêncio, professor colaborador da Rede POTIPROT. Esse trabalho é desenvolvido tanto para instituições públicas – o que inclui outras unidades da UFRN e pesquisadores –, como também empresas privadas interessadas.

A todos esses públicos, o serviço de prototipagem oferece benefícios como a redução de custos e tempo de desenvolvimento de projetos, acadêmicos ou comerciais, permitindo a criação rápida de modelos funcionais e a validação de ideias antes da produção em larga escala.

Mais informações sobre o ProtoLab estão disponíveis no site.