Parceria do IMD orçada em R$ 20 mi promove melhorias de imagens sísmicas do pré-sal
Projeto financiado pela Equinor desenvolve software para melhorar captura de imagens no fundo do mar
22-08-2024 / ASCOM
O Laboratório de Arquiteturas Paralelas para Processamento de Sinais (LAPPS), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está desenvolvendo uma pesquisa em parceria com a empresa multinacional de energia, a Equinor. Com investimento estimado em R$ 20 milhões, o projeto tem como foco a melhoria da resolução de imagens sísmicas no pré-sal brasileiro.
Dessa maneira, o objetivo da pesquisa é otimizar a compreensão dos reservatórios de petróleo e, futuramente, contribuir para o aumento da produção de energia. A colaboração envolve unidades de pesquisa da Equinor do Brasil, Noruega e nos Estados Unidos, além de uma forte participação da comunidade acadêmica da UFRN.
Por seu caráter acadêmico inovador, a iniciativa também beneficia estudantes e pesquisadores de áreas como Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Geofísica e Física.
Solução
Todo esse processo científico visa a criação de uma solução denominada Deconvolução Não-Estacionária e Imageamento para Sísmica de Alta Resolução, que deverá melhorar a qualidade de imagens capturadas no fundo do mar, na região do pré-sal, atenuando sinal, ruídos e outros problemas relacionados a experimentos sísmicos. De código aberto, o software permite uso comercial, acadêmico e pessoal.
Segundo Samuel Xavier, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA/UFRN) e coordenador do projeto, a parceria também terá impacto a nível local, pois desenvolverá tecnologia e software para apoiar empresas de petróleo e gás no Rio Grande do Norte.
Além de fortalecer a pesquisa científica no Brasil, a parceria – que deverá reunir um time de colaboradores com aproximadamente 27 pessoas – visa fomentar a criação de novas tecnologias para o setor de energia.
O trabalho também deverá alçar o LAPSS como uma referência nacional e internacional na área. Atualmente, o Laboratório faz parte do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), próximo ao Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC) da UFRN.
Equinor
A Equinor é uma multinacional norueguesa de energia, exploração de petróleo e gás. Com operações em mais de 30 países, a empresa se destaca pelo compromisso com a inovação tecnológica e a sustentabilidade, investindo em fontes de energia renovável, como eólica e solar, em busca de um futuro com menor emissão de carbono.
Fundada em 1972, a Equinor, anteriormente conhecida como Statoil, tem como objetivo criar valor de longo prazo ao fornecer energia acessível e responsável ao redor do mundo.