Evento projeta IMD em cenário internacional de pesquisa em Bioinformática

Conferência aborda avanços e aplicações da Bioinformática em diferentes frentes científicas
28-08-2024 / ASCOM
Bioinformática BioME Evento

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está promovendo, até amanhã, 29, a 21ª Conferência IEEE sobre Inteligência Computacional em Bioinformática e Biologia Computacional (CIBCB). De caráter internacional, o evento reúne profissionais e pesquisadores da área da Bioinformática para uma série de discussões e apresentações acadêmicas, aplicadas em diferentes contextos científicos.

A Conferência está acontecendo no hotel Golden Tulip, em Ponta Negra, Natal, e recebe especial condução de docentes do Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME/IMD). De acordo com Patrick Terrematte, professor do Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioinfo), o evento projeta o IMD para o cenário internacional, possibilitando parcerias e colaborações em pesquisas para alunos e professores da UFRN.

A abertura do evento contou com a presença do vice-diretor do IMD, professor Adrião Duarte, e demais docentes da Universidade. Para dar início às discussões científicas, a CIBCB foi aberta com uma palestra da professora Francesca Buffa, da Universidade de Oxford (Reino Unido), que discutiu o tema Big Data, Big Outcomes (ou “grandes dados, grandes resultados”, em livre tradução).

O dia prosseguiu com sessões técnicas, incluindo apresentações sobre Redes Neurais e Aprendizado Profundo, além de uma sessão de pôsteres acadêmicos. Tudo isso seguindo abordagens interdisciplinares.

Já neste segundo dia, quarta-feira, o evento começa com um tutorial sobre Inteligência Artificial na Fronteira Viral, ministrado pelo professor Marcelo Fernandes, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA/UFRN). O docente abordou como as novas ferramentas de IA podem impactar decisões médicas.

O encerramento da CIBCB, que acontece nesta quinta-feira, 29, ainda contará com tutorial sobre Nextflow prático e sessões técnicas com Andrea Tangherloni (Universidade de Bocconi, Itália) e Sheridan Houghten (da Brock University, Canadá).

Esta 21ª edição da CIBCB reúne pesquisadores e profissionais da Bioinformática oriundos do continente americano (Latina e do Norte) e europeu. Mais informações estão disponíveis no site.