Inclusão e saúde mental na universidade pautam abertura de evento no IMD

Com programação até esta sexta-feira, campanha promove rodas de conversa, dinâmicas e palestras
19-09-2024 / ASCOM
Evento SAPE

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), iniciou, na última terça-feira, 17, o evento Inclusão e Saúde Mental no IMD: A Urgência de Criar Novos Caminhos. Promovido pelo Setor de Apoio a Práticas Educacionais (SAPE/IMD), os encontros seguem acontecendo até esta sexta-feira e reúnem profissionais convidados para uma série de debates que abordam saúde mental no contexto universitário.

A abertura do evento contou com uma apresentação do grupo Harmonias Sonoras no Trabalho, composto por alunos da Escola de Música da UFRN e que trouxe música aos corredores do IMD. Com programação variada, os encontros acontecem tanto presencialmente, na sede do IMD, como online, por meio do canal do SAPE no YouTube.

Ao longo desta semana, o evento tem promovido rodas de conversa, dinâmicas interativas e palestras focadas nas questões de saúde mental dos estudantes e em demandas educacionais específicas.

Abertura

Em seu encontro de abertura, o evento contou com uma mesa de discussão com a psicóloga Keyla Mafalda, conselheira do Conselho Regional de Psicologia, e Luna Pinheiro, psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN). Ambas abordaram o tema O que é importante saber sobre saúde mental dentro e fora da universidade?.

Em sintonia com o Setembro Amarelo, campanha que visa a prevenção do suicídio, os organizadores do evento também destacam a importância de refletir sobre a saúde mental em um contexto mais amplo, reconhecendo o impacto de fatores sociais, físicos e históricos no quadro psíquico dos indivíduos.

O evento também enfatizou a missão da Universidade Pública em promover a democratização do acesso e permanência dos estudantes, reconhecendo que as condições do ambiente acadêmico têm um papel significativo na saúde mental de todos que nele interagem.