IMD tem doutorado em Tecnologia da Informação aprovado pela CAPES

Curso é o 3º doutorado profissional em Computação do Brasil. Primeira turma é prevista para 2025
23-09-2024 / ASCOM
Pós-Graduação Curso PPgTI

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), teve mais um curso de pós-graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): o Doutorado Profissional em Tecnologia da Informação.

A pós-graduação é a terceira do tipo profissional na área de Computação em todo o Brasil – as outras duas são ofertadas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na CESAR School. O novo doutorado faz parte do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI), cujo mestrado possui dez anos de existência.

Segundo o professor do IMD Frederico Lopes, coordenador do PPgTI, a aprovação do doutorado pela CAPES ocorreu principalmente pelas realizações que o amadurecimento do Programa proporcionou ao longo dos últimos anos.

“De 2014 até então, fomos consolidando nosso curso, desenvolvendo projetos de inovação e conduzindo parcerias de peso. Então, além dos resultados acadêmicos, como publicações de artigos, também fomentamos a entrega de produtos inovadores, o que inclui publicação de patentes e registros de software, tarefa que também foi bastante beneficiada por fazermos parte do IMD”, conta Lopes.

A última aprovação de pós-graduação do IMD feita pela CAPES ocorreu no final de 2023, com o lançamento do Doutorado Profissional em Tecnologias Educacionais, do PPgITE. Além dele, o Instituto também conta com o Doutorado em Bioinformática, do PPgBioinfo.

CAPES

O coordenador também conta que a solicitação para a criação do novo doutorado profissional junto à CAPES ocorreu em janeiro deste ano. Dessa data até então, a entidade ficou encarregada de avaliar uma série de trabalhos desenvolvidos pelo PPgTI, incluindo artigos, criação de tecnologias, entre outros.

“O resultado disso foi a aprovação do novo curso, o que deverá, inclusive, ajudar no aprofundamento de pesquisas e trabalhos já conduzidos no mestrado”, prevê o docente.

Por seu caráter atrelado à inovação e aplicação de conhecimento científico, o doutorado profissional deverá favorecer o surgimento de produtos inovadores em TI – como softwares e patentes aplicáveis a contextos de instituições públicas e privadas.

Primeira turma

Segundo o coordenador do PPgTI, seguindo os trâmites burocráticos para a instituição de um novo curso de pós-graduação na Universidade, a previsão para o lançamento da primeira turma do doutorado deve ocorrer no início de 2025 – junto a um novo processo seletivo de mestrado.

O curso é direcionado a profissionais de Computação, TI e campos afins e possui três áreas de concentração: Engenharia de Software, Inteligência Computacional e Infraestrutura de TI.

Mais informações sobre o PPgTI podem ser conferidas no site.