Colaboradores do LANCE participam do Simpósio Brasileiro de Telecomunicações
Após conclusão do evento, comitê prepara edição de 2025 em Natal, com apoio da UFRN
08-10-2024 / ASCOM
Centro de pesquisas avançadas do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o Leading Advanced Technology Center of Excellence (LANCE) foi representado, nos últimos dias 1 a 5, em Belém (PA), no XLII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais.
O maior encontro de seu ramo no Brasil contou com a apresentação de quatro artigos científicos elaborados por colaboradores do LANCE, incluindo alunos e professores, além da realização de sessões técnicas conduzidas por docentes da UFRN.
De autoria da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), o Simpósio de 2024 contou com uma ampla programação, composta por minicursos, apresentações e palestras sobre diversos temas, como Aprendizado de Máquina, Comunicações e Redes sem Fio, Processamento de Imagens e Sinais Biomédicos, entre outros.
Todo ano o Simpósio reúne pesquisadores, professores e estudantes da área oriundos de todas as partes do Brasil e também de outros países da América Latina. Nesta edição, o LANCE foi representado por seu diretor, Augusto Venâncio, docente do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (Dimap/UFRN) e pelos docentes Vicente Sousa e Antônio Campos, ambos do Departamento de Engenharia de Comunicações (DCO/UFRN).
Além deles, estiveram presentes quatro alunos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e da Computação (PPgEEC) envolvidos em atividades de pesquisa e desenvolvimento do LANCE, sediado no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI).
Trabalhos
Fruto de pesquisas realizadas no âmbito do LANCE, os quatro trabalhos apresentados durante o Simpósio 2024 versam sobre diferentes temas, como prototipagem do NB-IoT, redes 5G e Radiação não Ionizante (RNI).
Um deles é o Estudo de Caso sobre Cobertura e Capacidade de Transmissão de Redes 5G Comerciais em um Cenário Urbano. O trabalho apresenta uma análise do serviço 5G ofertado pelas operadoras de telefonia móvel, investigando qualidade e comparando resultados de medições em locais estratégicos.
Outro trabalho apresentado foi o Metodologia para Medição e Avaliação de RNI em Prédios Próximos a Estações de Telecomunicações. A pesquisa, contextualizada pela expansão da infraestrutura de redes 5G e a instalação de Estações Rádio Base (ERBs) em telhados de prédios, discute a criação de uma metodologia de medição para avaliar a radiação em construções em linha de visada com essas antenas.
Já as sessões técnicas conduzidas pelos docentes Augusto Venâncio e Vicente Sousa foram as de Aprendizado de Máquina e 5G, B5G e 6G Networks, respectivamente.
Natal
No próximo ano, o Simpósio da SBrT 2025 acontecerá em Natal, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa será a primeira vez que o evento acontece na capital potiguar.
“É um momento de grande importância, traremos para a nossa cidade toda a comunidade para discutir temas importantes relacionados especialmente à Inteligência Artificial”, conta Augusto Venâncio.
A temática central do evento já está definida: Inteligência Hiper conectada e Sustentável para Transformação da Sociedade Digital. O encontro deverá acontecer no mês de outubro do próximo ano.
Mais informações sobre o Simpósio de 2025 podem ser conferidas no site.