Palestra no IMD discute plataformas e desafios de computadores quânticos
Evento faz parte de Ciclo de Palestras sobre Computação Quântica e acontece no próximo dia 18
11-10-2024 / ASCOM
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está preparando uma nova apresentação do Ciclo de Palestras sobre Computação Quântica. O evento, que acontecerá no próximo dia 18 de outubro, trabalhará o tema Computadores Quânticos na Prática: Principais Plataformas e Desafios e será apresentado por Thiago Guedes, pesquisador de pós-doutorado da Universidade de Konstanz, na Alemanha.
O encontro acontecerá no auditório do IMD (sala B205) e está marcado para iniciar às 11h. São disponibilizadas 150 vagas, preenchidas por ordem de inscrição – a qual pode ser feita até o dia do evento, através do SIGAA/Gov.
Durante a palestra, Guedes abordará uma série de questões sobre processadores quânticos simples. A ideia é explorar o desenvolvimento experimental e as respectivas plataformas dessas ferramentas.
“Nosso encontro será dividido em duas aulas. Na primeira, além de revisitar alguns conceitos de Computação Quântica, como os bits quânticos, pretendo falar sobre a viabilidade de implementar comparação quântica em determinados sistemas. Já na segunda, a ideia é falar mais sobre protocolos, como os de correção de erros. No geral, vamos mostrar como acontece a computação quântica na prática e apresentar o que está acontecendo nessa área”, comenta o palestrante.
Formado em Química de Petróleo pela UFRN, Thiago Guedes é doutor em Física Teórica pela Universidade de Konstanz, onde também faz pós-doc. Ele também passou por um estágio e defendeu tese na Universidade de Bremen, além de ter feito mestrado na Universidade Estatal de Moscou. Hoje, pesquisa áreas como teoria quântica de campos, computação quântica e metrologia.
Ciclo de palestras
Iniciado em julho deste ano, o Ciclo de Palestras sobre Computação Quântica do IMD também acontecerá no dia 1 de novembro, quando será ministrado um mini evento sobre Computadores Quânticos Funcionais: Correção de Erros Quânticos.
A apresentação também será conduzida por Thiago Guedes e o encontro será realizado presencialmente do IMD.
A previsão é que as palestras do Ciclo aconteçam até o final deste ano, sempre com assuntos diversos relacionados à Computação Quântica e contando com convidados oriundos não apenas da UFRN, mas também de universidades de outros estados do país e também do exterior.
“Nosso objetivo é formar capital intelectual e pessoas interessadas no tema, no IMD e na UFRN como um todo. Para isso, o ciclo de palestras funciona de modo a sensibilizar a comunidade sobre a importância de desenvolver essa área”, destaca Anderson Cruz, professor do IMD e organizador da iniciativa.
Além de docentes do IMD, a ação também conta com a participação de professores do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e do Instituto Internacional de Física (IIF).