IMD sediará palestra sobre arquitetura de software na era da inteligência coletiva

Com participação do professor Flavio Oquendo, da França, evento acontece no dia 23 deste mês
14-10-2024 / ASCOM
Evento Palestra SETE

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediará, no dia 23 de outubro, uma palestra com tema Arquitetura de Software na Era da Inteligência Coletiva: a Ascensão dos Sistemas de Sistemas, ministrada em português pelo professor Flavio Oquendo, da Universidade de Bretagne-Sud, na França.

Organizado pelo Software Engineering Team (SETE/IMD), o evento ocorrerá às 10h40 no auditório B205 do Instituto. Aberta à comunidade, a palestra tem como objetivo mostrar a importância da arquitetura de software na criação de inteligência coletiva em plataformas complexas – o que se relaciona com o contexto de “sistemas de sistemas”, softwares independentes, mas que operam de forma interconectada, de modo a construir redes colaborativas.

Para atingir esse objetivo, o professor Oquendo deverá discutir os desafios da pesquisa em arquitetura de software voltada para inteligência coletiva artificial em sistemas interconectados, destacando a importância de quesitos como segurança nesses ambientes.

O palestrante também destacará as diferenças entre plataformas interconectadas e softwares isolados, além de explicar por que são necessárias novas abordagens arquitetônicas para lidar com a complexidade de ambientes intensivos em software que operam em conjunto.

Além disso, serão apresentadas soluções inovadoras que ilustram a aplicação de “sistemas de sistemas”, como ocorre em áreas como veículos autônomos.

Flavio Oquendo

Professor titular de Computação, Flavio Oquendo é atua como diretor na área de Arquitetura de Software no instituto científico IRISA, na França. Com mais de 35 anos de experiência na área de Engenharia de Software, o docente já foi reconhecido com o Prêmio de Excelência em Pesquisa pelo Ministério de Pesquisa e Ensino Superior da França.

Além disso, recebeu o título de Professor Altamente Distinto pela Seção de Computação do Conselho Nacional de Universidades da França.

Seus principais interesses de pesquisa envolvem o uso de linguagens formais e correção de arquiteturas de software em ambientes complexos e "sistemas de sistemas".