IMD realiza nova edição de Ciclo de Palestras sobre Computação Quântica
Evento acontece no dia 1º de novembro e vai discutir a correção de erros quânticos
24-10-2024 / ASCOM
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai realizar a quarta edição do Ciclo de Palestras sobre Computação Quântica no dia 1º de novembro. Desta vez, a temática abordada será a de “Computadores quânticos funcionais: correção de erros quânticos”. A apresentação será feita pelo pesquisador Thiago Lucena Guedes, pós-doutorando no Forschungszentrum Jülich e na RWTH Aachen University, na Alemanha.
A palestra vai acontecer on-line, a partir das 11h, através do seguinte link da reunião no Teams. São disponibilizadas 300 vagas, preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, que poderá ser feita até o dia do evento, através do SIGAA/Gov.
Durante encontro, serão discutidos os principais “protocolos de erros quânticos”, que se tratam de propostas de codificação de informação de forma redundante em conjuntos de sistemas quânticos, de tal forma que certos erros de computação possam ser detectados ou até mesmo revertidos.
A importância da temática está relacionada ao fato de que sistemas quânticos são extremamente sensíveis, e mínimas flutuações de energia podem excitar ou de-excitar tais sistemas, corrompendo a informação codificada em seus estados quânticos.
Esta será a segunda apresentação realizada por Thiago Guedes no Ciclo de Palestras sobre Quântica do IMD. Formado em Química de Petróleo pela UFRN, ele é doutor em Física Teórica pela Universidade de Konstanz. O pesquisador também defendeu tese na Universidade de Bremen, além de ter feito mestrado na Universidade Estatal de Moscou. Hoje, pesquisa áreas como Teoria Quântica de Campos, Computação Quântica e Metrologia.
Ciclo de palestras
Iniciado em julho deste ano, o Ciclo de Palestras sobre Computação Quântica do IMD deve se estender até o final do ano, contando com convidados oriundos não apenas da UFRN, mas também de universidades de outros estados do país e também do exterior.
“Nosso objetivo é formar capital intelectual e pessoas interessadas no tema, no IMD e na UFRN como um todo. Para isso, o ciclo de palestras funciona de modo a sensibilizar a comunidade sobre a importância de desenvolver essa área”, destaca Anderson Cruz, professor do IMD e organizador da iniciativa.
Além de docentes do IMD, a ação também conta com a participação de professores do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e do Instituto Internacional de Física (IIF).