Equipe do IMD conquista 3° lugar no Desafio ELI Agro

Evento busca fomentar o ecossistema e economia rural do Rio Grande do Norte
25-10-2024 / ASCOM
BTI Premiação

A equipe Pitaia, formada por estudantes do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD), conquistou o terceiro lugar no Desafio ELI Agro, realizado na última quinta-feira (17) durante a 62ª Festa do Boi. O evento promoveu um espaço para apresentação de soluções inovadoras voltadas ao setor agropecuário do Rio Grande do Norte.

Organizado pela governança do Ecossistema Local de Inovação (ELI) e pela iniciativa Juntos Pelo Agro – iniciativa assinada pelo Sebrae que visa otimizar diversos setores do agronegócio –, o desafio buscou fomentar a economia rural, promovendo o desenvolvimento de tecnologias acessíveis aos produtores e incentivando a formação de novas lideranças.

Os participantes foram desafiados a desenvolver soluções que atendessem demandas nas áreas de economia familiar, agroecologia, gestão e comercialização, além de tecnologias aplicadas à agricultura e sistemas biológicos.

Pitaia

Das 20 equipes inscritas, cinco avançaram para a fase final, entre elas a equipe Pitaia, orientada pelos professores do IMD Ismênia Blavatsky e Wesley Canedo. Composta pelos estudantes Herus Macedo, Ramon Jales, Tiago Rodrigues, José Eduardo e Isaac Lourenço, a equipe desenvolveu um protótipo de marketplace voltado a conectar cooperativas agrícolas e donos de supermercados.

A plataforma facilita a exposição de produtos de pequenos agricultores e otimiza a logística de entrega, prometendo maior valorização e visibilidade dessas mercadorias. Isso é feito por meio de uma plataforma de marketplace que conecta cooperativas agrícolas com donos de supermercado.

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Embora nossa equipe seja formada exclusivamente por integrantes da área de TI, conseguimos ampliar nosso conhecimento sobre o agronegócio no Brasil e aprimorar nossa capacidade de solucionar problemas. Também percebemos a importância de ir além do tecnicismo, usando a tecnologia como ferramenta para empreender em diferentes setores da sociedade”, destacou Herus Macedo.

Após terem recebido capacitações e mentorias junto ao Sebrae RN, os finalistas foram premiados com troféus e outros brindes.

ELI Agro

O 1º Desafio ELI Agro teve como missão integrar pequenos e grandes produtores, startups, instituições acadêmicas e entidades públicas e privadas, unidas pelo objetivo de fortalecer o setor agropecuário do estado.

A iniciativa abrange diversas cadeias produtivas, promovendo inovação e transformação no agronegócio local.