IMD apoia primeira conferência internacional do IEEE NFV-SDN na América do Sul
Evento acontece até quinta-feira, 7, e reúne pesquisadores especialistas de todo o mundo
06-11-2024 / ASCOM
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está apoiando a condução da primeira edição na América do Sul da Conferência IEEE sobre Virtualização de Funções de Rede e Redes Definidas por Software. Com programação até esta quinta-feira, 7, o evento reúne pesquisadores de todo o mundo, especializados em evolução e operação das tecnologias de Network Function Virtualization (NFV) e Software-Defined Networking (SDN).
Sediada no Praiamar Hotel e Convenções, esta é a 10ª edição da Conferência do IEEE, a qual já aconteceu em países como Estados Unidos, Alemanha e Itália. O objetivo da iniciativa é promover um ambiente de troca contínua de conhecimentos, enfatizando resultados de um ecossistema engajado na condução de estudos científicos sobre NFV e SDN.
Essas tecnologias, na prática, beneficiam a usabilidade de redes, especialmente em quesitos como melhoria da qualidade dos serviços, velocidade e capacidade de banda, personalização e flexibilização dos planos de serviço, redução de custos, entre outros.
Sob a coordenação dos professores Augusto Venâncio, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (Dimap/UFRN), e Eduardo Cerqueira, docente associado do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), esta edição tem destaque especialmente por ser a primeira a ocorrer fora do eixo Estados Unidos-Europa.
“Desde 2018 que eu faço parte do comitê da Conferência e, na oitava edição, fui provocado pelo comitê local para articular a realização de uma edição aqui na América do Sul. Esse é um local onde estão reunidos muitos pesquisadores envolvidos com a temática e o resultado é esse, trouxemos a Conferência pra cá e estamos realizando esse brilhante evento”, conta Augusto Venâncio.
O encontro acontece desde 2015 e é promovido pelo IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers, uma organização profissional global dedicada ao avanço da tecnologia e inovação, especialmente nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica, telecomunicações, computação e outras disciplinas relacionadas.
Programação
Em seus três dias de programação, a Conferência promove oficinas, simpósios e debates sobre diferentes temas associados a NFV e SDN, com participação de profissionais acadêmicos convidados, como Fabrizio Granelli, da Universidade de Trento, Israat Haque, da Dalhousie University, e Ricard Vilalta, do Centro Tecnológico de Telecomunicações da Catalunha.
"É um evento bastante importante da minha perspectiva, especialmente por ser convidado para apresentar ferramentas que têm beneficiado nossos trabalhos nos últimos cinco anos. É uma honra para mim participar como 'keynote' da Conferência e traçar esse panorama geral da pesquisa que temos feito", comenta Vilalta – pesquisador com atuação internacional especializado em Virtualização de Redes Ópticas e Openflow Óptico.
Até amanhã, a Conferência ainda contará com quatro sessões técnicas, as quais versarão sobre avaliação de desempenho e medições, segurança de rede, eficiência energética e consumo de recursos e Indústria 4.0.
Oportunidade
Tradicionalmente, a Conferência do IEEE também recebe artigos científicos e constitui-se como uma oportunidade para pesquisadores apresentarem estudos e discutirem o que se tem de mais avançado em virtualização de funções de rede e redes definidas por software.
Segundo o professor Augusto Venâncio, ao final desta edição, os participantes e demais interessados também poderão consultar online os anais da Conferência, por meio da plataforma IEEE Xplore, e terão acesso a um periódico onde serão reportados os acontecimentos e discussões do encontro.