Docentes do IMD ganham prêmio em Simpósio Brasileiro de Informática na Educação

Trabalho de André Brito e Charles Madeira foi considerado melhor artigo de uma das trilhas do evento
18-11-2024 / ASCOM
Reconhecimento

Um trabalho desenvolvido pelos professores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) André Brito e Charles Madeira foi premiado como melhor artigo no XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), que aconteceu no início do mês, no Rio de Janeiro.

Intitulado “Level-Up: um processo gamificado para a sala de aula”, o estudo obteve o título de "melhor paper" dentro de uma das trilhas do evento, a de “Gamificação, Jogos Digitais, Robótica e Tecnologias Imersivas na Educação”.

O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI). Os professores premiados são pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Jogos Digitais e Tecnologias Educacionais (GameTEd) e realizam suas pesquisas no Laboratório de Jogos e Educação (GameLab).

Missões

O artigo propõe um modelo de sala de aula em que as atividades são organizadas em “missões” que desafiam os estudantes a resolver problemas. Assim, os alunos são guiados para solucionar esses desafios e as notas são substituídas por um sistema de habilidades similar ao dos jogos de RPG, com metas definidas que os motiva a passarem de nível e ganharem recompensas.

“Cada nível permite aos alunos receberem recompensas (prêmios) e realizarem escolhas por meio de recursos (poderes) e ações especiais (vantagens). O modelo de avaliação é contínuo, com as habilidades podendo ser demonstradas a qualquer momento, o que permite ao estudante evoluir de acordo com o seu próprio ritmo”, explica Charles Madeira.

O docente ainda pontua que a principal meta do trabalho é aumentar a motivação dos alunos em sala de aula, para terem mais interesse em aprender. Já com relação aos objetivos específicos, ele detalha que envolvem conceber um processo gamificado para a sala de aula, prototipando o procedimento para ser aplicado e avaliado em turmas do Bacharelado em TI do IMD.

Professor André Brito (IMD/UFRN) apresentando o trabalho durante o SBIE 2024



“A base do trabalho envolveu a metodologia da gamificação na educação, que consiste em fazer uso de ideias e elementos de jogos no ambiente da sala de aula, a fim de aumentar o engajamento dos alunos. Para apoiar essa metodologia no processo de desenvolvimento da abordagem Level-Up, também foram adotados o Design Thinking e o framework Octalysis”, pontua Charles Madeira.

Premiação

O docente ainda destaca a importância da premiação, tendo em vista a relevância do próprio Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), que se trata de um dos eventos nacionais mais bem qualificados (Qualis A3) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O SBIE é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da SBC e tem como objetivo divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais interessados.